- 16 de julho de 2025
Quem eram os estudantes que morreram em acidente com ônibus da UFPA
Cerca de 170 alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), de diversos cursos, saíram de Belém em quatro ônibus, na segunda, 14, em direção à Goiânia, em Goiás, onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento ocorreria nesta quarta, 16, na Universidade Federal de Goiás.
Durante a viagem, na altura da BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás, um caminhão invadiu a contramão na madrugada e colidiu com dois dos quatro veículos que transportavam os estudantes. O motorista do caminhão, assim como o motorista do primeiro ônibus atingido, Ademilson Militão de Oliveira, que trabalhava no Campi de Altamira da UFPA, faleceram no local.
Os estudantes Leandro Souza Dias, do curso de Farmácia; Welfersom Campos Alves, do curso de Multimídia e Ana Letícia Araújo Cordeiro, do curso de pedagogia, são as outras vítimas fatais da tragédia.

As investigações acerca do acidente seguem sendo apuradas e o governo de Goiás e da cidade de Porangatu prestam assistência aos estudantes e suas famílias. Feridos foram encaminhados para hospitais da região. O primeiro ônibus atingido pelo caminhão transportava 25 estudantes. No segundo ônibus atingido ninguém ficou ferido. Alguns dos jovens ficaram presos às ferragens do ônibus.
A UFPA decretou luto oficial de três dias e presta assistência às famílias dos estudantes através de um comitê de atendimento aos familiares, formado por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, na sala dos professores, no térreo do Mirante do Rio, no campus básico I da UFPA, em Belém, com prioridade para acompanhar a situação das vítimas e informar aos familiares.