• 18 de setembro de 2025

Professor de Ananindeua é investigado por assédio contra alunas

A Polícia Civil do Pará apura acusações de importunação sexual e assédio envolvendo um professor da rede municipal de ensino de Ananindeua. Entre as vítimas, uma adolescente de 15 anos, do 8º ano, denuncia que o servidor teria tentado beijá-la, em sala, após o término de uma aula. O caso aconteceu na semana passada, na Escola de Ensino Fundamental Benedito Maia, localizada no conjunto Abelardo Conduru, na Cidade Nova.

Uma professora da unidade, que não quis se identificar, informou que o mesmo docente já havia sido afastado do cargo em 2023 quando algumas alunas, de diferentes turmas e idades, teriam levado a denúncia à coordenação da instituição. Um relatório foi produzido pela equipe de coordenação e direção foi formalizado e protocolado junto à Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED) , que decidiu afastar do docente das salas de aula.

“Ele ficou ausente nesses dois anos e nada foi resolvido. Agora, ele retorno às salas de aula, colocando em risco a saúde física e mental de nossas alunas. A Semed vem fazendo vista grossa. São várias as denúncias que já recebemos contra esse mesmo professor. O ambiente escolar, que deveria ser um espaço de amparo e segurança, tem se tornando um espaço de medo e insegurança”, disse a servidora.

Em uma das ocasiões, ainda segundo a denúncia, o suspeito, que é professor de Língua Portuguesa e redação, teria dito a uma das alunas que queria beijá-la fora da unidade de ensino. Ele também teria insinuado que a adolescente estaria gostando das investidas.

Revoltados, professores da instituição acusam a Secretaria de Educação do Município de ter negligenciado, deixando o orientador retornar às atividades. Eles pedem que o caso seja apurado de forma mais rigorosa pela Instituição, mantendo o educador afastado das funções até que as denúncias sejam devidamente apuradas e esclarecidas pelas autoridades.

A mãe da adolescente procurou a polícia para denunciar o caso. Ela registrou um boletim de ocorrência do último dia 13 de setembro, data em que o caso ocorreu na escola. O professor foi identificado como Paulo Rafael.

A equipe do Portal 091 entrou em contato com o professor que não quis comentar sobre as denúncias, mas negou todas as acusações.

A equipe do Portal Cidade 091 também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua, que, por meio de nota disse que, diante da denúncia de importunação sexual envolvendo um professor da rede, instaurou uma sindicância para apuração rigorosa dos fatos, garantindo o devido processo legal e a proteção da comunidade escolar. O servidor em questão já foi afastado de suas funções conforme disposto na PORTARIA Nº 363/2025-GABS/SEMED, de 17 de setembro de 2025.

A SEMED disse ainda que reafirma seu compromisso com a integridade, segurança e bem-estar de todos os estudantes e reitera sua política de tolerância zero a qualquer forma de assédio ou violência no ambiente escolar.

Já a Polícia Civil disse que o caso é investigado sob sigilo pela Divisão de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca) de Ananindeua.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…