- 17 de fevereiro de 2026
Principal suspeito de matar guardas municipais em Portel morre em intervenção policial em Belém
A Polícia Civil do Pará intensificou as ações para localizar os envolvidos no ataque que matou dois guardas municipais no município de Portel, no arquipélago do Marajó. O principal suspeito do crime, identificado como Danilo Paiva de Assis, morreu durante uma intervenção policial no bairro da Marambaia, em Belém, nesta segunda-feira (17).
Segundo a corporação, equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) monitoravam o imóvel onde o investigado estaria escondido para cumprir mandados de prisão. No momento da abordagem, ele teria tentado fugir para o interior da residência e sacado um revólver. Diante da reação, os policiais efetuaram disparos. Danilo foi socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro da 14 de Março, mas não resistiu aos ferimentos. Ele é apontado como o quarto e principal suspeito de participação direta na execução dos agentes e possuía dois mandados de prisão em aberto.
Durante as operações, em Bragança, no nordeste do estado, outro homem suspeito de envolvimento no crime também morreu após reagir a uma abordagem policial. Ele chegou a ser levado para atendimento médico, mas não resistiu. Na ação, os policiais apreenderam uma arma de calibre 22.
As investigações também resultaram na prisão de pai e filho na zona rural de Senador José Porfírio, no sudeste do Pará. De acordo com a Polícia Civil, os dois estavam escondidos em uma área de mata e foram localizados após sete dias de buscas. Eles são suspeitos de prestar apoio logístico ao grupo criminoso e de guardar as armas utilizadas no atentado, que foram apreendidas durante a operação.
ENTENDA O CASO
O ataque ocorreu na noite do dia 7 de fevereiro, em Portel. Guardas municipais que realizavam patrulhamento em motocicletas foram surpreendidos por ocupantes de um carro, que efetuaram diversos disparos com armas de grosso calibre, incluindo fuzil. Os guardas Alessandro Oliveira Freitas e Iago Fernando Medeiros Pereira morreram no local. Outros dois agentes ficaram feridos.
Até o momento, seis suspeitos já foram identificados. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar possíveis envolvidos e esclarecer todos os detalhes do crime.