- 2 de janeiro de 2026
Primeira superlua de 2026: ‘Lua do Lobo’ ilumina o céu neste sábado
A primeira lua cheia de 2026, conhecida como “Lua do Lobo”, promete brilhar no céu neste sábado, 3 de janeiro. O nome, herdado da tradição dos povos nativos da América do Norte, faz referência ao período em que os lobos ficam mais ativos e uivam com frequência sob a luz do satélite.
Também chamada de “Lua Serena” ou “Lua Central”, a Lua do Lobo poderá ser vista ainda no pôr do sol, entre 17h30 e 18h, caso o tempo esteja limpo. Além de oferecer um espetáculo visual, a lua cheia de janeiro será uma superlua, fenômeno que ocorre quando a Lua se aproxima do ponto mais próximo da Terra, tornando-se até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.
Este será o primeiro de três eventos de superlua previstos para 2026, que poderão ser observados novamente em novembro e dezembro. Em contrapartida, no fim de maio, junho e julho, a Lua terá microluas, o oposto da superlua, coincidindo com a chamada “Lua Azul”, nome dado à segunda lua cheia do mês.
O ano também terá outras luas com nomes especiais, como a “Lua de Neve” em fevereiro, a “Lua Rosa” em abril e a “Lua de Morango” em junho, refletindo tradições de diferentes culturas para acompanhar o ciclo lunar.