- 20 de agosto de 2025
Presidente da França, Emmanuel Macron, confirma presença na COP30 em telefonema com Lula
O presidente Lula confirmou em suas redes sociais a presença do presidente francês Emmanuel Macron na COP30, a ser realizada em novembro deste ano, em Belém. A confirmação veio depois de uma ligação de quase uma hora entre os representantes do Brasil e da França.
No telefonema, Lula ainda criticou o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos recentemente. O presidente disse não reconhecer a legitimidade do instrumento unilateral usado pelos EUA, mas que ainda sim enviou uma resposta formal aos questionamentos.
Lula ainda aproveitou para falar sobre o acordo Mercosul-União Europeia, no qual o presidente europeu se mostrou contrário em diversas ocasiões. Segundo o Planalto, Lula e Macron se comprometeram a ter um diálogo final sobre o assunto, ainda neste semestre.
“Os líderes da França e do Brasil reafirmaram intenção de promover maior cooperação entre os países desenvolvidos e o Sul Global, em favor do comércio baseado em regras multilateralmente acordadas. Nesse contexto, o presidente Lula afirmou que a defesa do multilateralismo será um dos principais temas da Cúpula Virtual do Brics, que pretende realizar em setembro”, disse o Planalto em nota.
Por fim, os dois presidentes ainda tiveram uma conversa sobre as negociações de paz na Ucrânia, que está em guerra com a Rússia há três anos. Lula, inclusive, esteve em ligação na última segunda-feira (18), com Vladimir Putin. Macron elogiou o Grupo de Amigos da Paz, liderado por Brasil e China, criado para apoiar iniciativas pela paz no mundo.
“O presidente Lula demonstrou preocupação com o aumento dos gastos militares no mundo, enquanto cerca de 700 milhões de pessoas ainda passam fome. Registrou, nesse contexto, a saída do Brasil do Mapa da Fome da FAO e defendeu a reforma das instituições multilaterais em favor de uma governança global mais representativa e democrática”, complementa o Planalto.