- 6 de agosto de 2025
Presidente da Áustria não virá para a COP30 por altos custos da viagem
A Áustria comunicou que o seu presidente, Van der Bellen, não irá participar da COP30 por conta dos altos custos da viagem. O comunicado foi divulgado pela ORF, emissora pública do país.
O político destacou a importância da conferência para o enfrentamento da crise climática e o “valor simbólico” da capital escolhida, porém ressaltou que: “Os custos particularmente altos para a participação do Presidente Federal na COP deste ano, além da delegação austríaca de negociadores, não estão dentro da estrutura orçamentária apertada da Chancelaria Presidencial por razões logísticas”.
Com a ausência do presidente, quem substitui sua presença é o ministro do Meio Ambiente, Robert Totschnig, representando o país na conferência.
Países enfrentam dilema na hospedagem
A ausência do presidente austríaco pode ser a primeira de muitas confirmadas no evento. Os custos de hospedagem, considerados abusivos, podem fazer com que países menos desenvolvidos fiquem de fora da COP30.
Há meses, a questão tem sido um dilema a ser enfrentado pelo governo, que até então não conseguiu acordo com a rede hoteleira local. O problema se tornou oficial com o escritório climático da Organização das Nações Unidas (ONU) realizando uma reunião de emergência para debater os altos preços das acomodações.