• 6 de agosto de 2025

Presidente da Áustria não virá para a COP30 por altos custos da viagem

Dean Calma/IAEA

A Áustria comunicou que o seu presidente, Van der Bellen, não irá participar da COP30 por conta dos altos custos da viagem. O comunicado foi divulgado pela ORF, emissora pública do país.

O político destacou a importância da conferência para o enfrentamento da crise climática e o “valor simbólico” da capital escolhida, porém ressaltou que: “Os custos particularmente altos para a participação do Presidente Federal na COP deste ano, além da delegação austríaca de negociadores, não estão dentro da estrutura orçamentária apertada da Chancelaria Presidencial por razões logísticas”.

Com a ausência do presidente, quem substitui sua presença é o ministro do Meio Ambiente, Robert Totschnig, representando o país na conferência.

Países enfrentam dilema na hospedagem

A ausência do presidente austríaco pode ser a primeira de muitas confirmadas no evento. Os custos de hospedagem, considerados abusivos, podem fazer com que países menos desenvolvidos fiquem de fora da COP30.

Há meses, a questão tem sido um dilema a ser enfrentado pelo governo, que até então não conseguiu acordo com a rede hoteleira local. O problema se tornou oficial com o escritório climático da Organização das Nações Unidas (ONU) realizando uma reunião de emergência para debater os altos preços das acomodações.

Relacionadas

Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra o Avaí é demitida

Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra…

A torcedora do Avaí, Ana Costa Milena Schwtzer, flagrada com exclusividade pela nossa equipe proferindo ataques de injúria e xenofobia contra…
Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos na COP30

Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos…

Uma Força-Tarefa Oceânica foi anunciada nesta terça-feira, 18/11, durante um encontro ministerial de alto nível na COP30. A iniciativa, liderada pelo…
Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler e Senado aprova censura a Merz

Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler…

O governo da Alemanha divulgou, nesta semana uma nota de retratação após as declarações do chanceler Friedrich Merz sobre Belém, feitas…