• 23 de janeiro de 2026

Polícia Federal desmonta garimpo ilegal na terra indígena Trincheira-Bacajá, em Altamira

Divulgação / PF

A Polícia Federal realizou, na quinta-feira (22), uma operação contra o garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, no Pará. A ação teve apoio do Ministério Público Federal e teve como alvo áreas de exploração clandestina identificadas no interior do território indígena, que abrange o município de Altamira, no sudoeste do estado.

Os agentes atuaram na região conhecida como Garimpo Manelão, onde foram localizados cinco pontos de atividade ilegal. No local, a Justiça autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além da adoção de outras medidas cautelares.

Durante a operação, as forças de segurança desativaram estruturas usadas na extração ilegal de minério, o que levou à paralisação total das frentes de garimpo identificadas. A ação contou com equipes em solo e apoio aéreo da Polícia Federal, em atuação integrada com o Ministério Público Federal.

Relacionadas

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia Civil em três cidades do Pará

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia…

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (26), a operação Blue Pen, realizada em duas fases, com o objetivo de retirar de…
PF cumpre mandados contra esquema de mineração ilegal que movimentou milhões no Pará

PF cumpre mandados contra esquema de mineração ilegal que…

A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (27), a Operação Nêmesis para investigar crimes ambientais e a exploração ilegal de recursos minerais…
Motorista avança preferencial, atropela motocicleta e foge em Marabá; passageira não resiste aos ferimentos

Motorista avança preferencial, atropela motocicleta e foge em Marabá;…

Um grave acidente de trânsito foi registrado na madrugada de segunda-feira (26), no cruzamento da rua Fortaleza com a avenida 2000,…