- 7 de novembro de 2025
PF investiga suposta ameaça do Comando Vermelho a empresa de energia na COP30
Uma pessoa que seria integrante da facção Comando Vermelho ameaçou a empresa Verene Energia S.A., responsável pelo fornecimento de energia para a COP30, em Belém. A ameaça exigia a suspensão imediata das obras e atividades na Subestação Marituba, a interrupção diária de todas as atividades de operação da subestação a partir das 15h.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), as intimidações ocorreram no dia 30 de outubro, quando a empresa relatou ter recebido ligações e mensagens de coação, nas quais o autor se apresentava como membro da facção e determinava a paralisação da obra de expansão da subestação e a interrupção diária das operações. A ampliação da subestação é um reforço para garantir o bom funcionamento da COP.
Em resposta, o Ministério elaborou um relatório de inteligência em 3 de novembro, enviado imediatamente às forças de segurança do Pará, à Polícia Federal (PF), à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
A Polícia Federal no Pará informou ao Cidade 091 que instaurou inquérito policial no dia 4 de novembro para apurar a origem e a veracidade da ameaça. O objetivo é determinar se o episódio foi um ato isolado ou se há vínculo com organizações criminosas que atuam no estado.
As forças de segurança, incluindo PF, Polícia Civil e Polícia Militar do Pará, permanecem mobilizadas, com reforço de vigilância e protocolos de proteção na área da subestação, que segue operando normalmente, sem interrupção das atividades, afirma a PF.