• 6 de janeiro de 2026

Paysandu obtém certidão negativa estadual após aderir ao Prorefis; entenda

O Paysandu anunciou, na manhã desta terça-feira (6), que obteve a Certidão Positiva com Efeito de Negativa junto à Fazenda Estadual. A regularização foi viabilizada após o clube formalizar a adesão ao Programa de Regularização Fiscal do Pará (Prorefis), gerido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o que permitiu o parcelamento de débitos tributários pendentes.

A adesão ao programa governamental possibilita que o clube paraense realize a quitação de dívidas vencidas referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD). Além desses tributos, o acordo abrange débitos das taxas de fiscalização sobre recursos minerais e hídricos, contemplando fatos geradores ocorridos até o dia 31 de março de 2025.

A obtenção deste documento é um passo estratégico para a gestão bicolor, uma vez que a Certidão Negativa de Débitos Estaduais (CNDE) funciona como uma comprovação de que a instituição está em dia com suas obrigações fiscais perante o Estado. Embora os débitos existam, o efeito de certidão negativa é concedido porque as dívidas agora estão parceladas e com os pagamentos devidamente garantidos, assegurando a plena regularidade jurídica do clube.

Na prática, estar com o nome limpo perante a Fazenda Estadual é indispensável para o funcionamento institucional do Paysandu. O documento é exigido para a participação em licitações, obtenção de empréstimos bancários e transações imobiliárias. Além disso, a regularidade fiscal confere maior credibilidade ao clube no mercado, facilitando a assinatura de novos contratos de patrocínio e evitando o bloqueio de repasses ou entraves em processos administrativos essenciais para o planejamento financeiro da temporada.

Relacionadas

Remo avança em negociação para contratar goleiro Ivan, do Internacional

Remo avança em negociação para contratar goleiro Ivan, do…

Após as negociações com o goleiro português André Moreira esfriarem, o arqueiro Ivan está em negociações avançadas para deixar o Internacional…
Calendário apertado: FPF altera jogos do Remo e Paysandu no Parazão

Calendário apertado: FPF altera jogos do Remo e Paysandu…

A Federação Paraense de Futebol (FPF) oficializou modificações em cinco confrontos das rodadas iniciais do Campeonato Paraense. As alterações visam ao…
CBF divulga calendário de estreia dos seis clubes paraenses na Copa do Brasil de 2026; confira datas

CBF divulga calendário de estreia dos seis clubes paraenses…

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o cronograma inicial dos representantes paraenses para a Copa do Brasil 2026. O Bragantino-PA…