- 4 de fevereiro de 2026
Paysandu negocia com CBF tabela com menos viagens longas no início da Série C e tenta minimizar ‘desigualdade regional’
O presidente do Paysandu, Márcio Tuma, cumpriu agenda de compromissos no Rio de Janeiro na última semana, onde iniciou tratativas com dirigentes da CBF para abordar temas de interesse do clube paraense. Em entrevista ao Núcleo de Esportes do Cidade 091, o mandatário explicou que a pauta principal das reuniões foi o equilíbrio da “desigualdade regional” em relação à logística de viagens no Campeonato Brasileiro da Série C.
“Conversamos sobre a tabela da Série C e maneiras de equilibrar essa desigualdade regional. O Paysandu, mais uma vez, será o clube que — junto ao Amazonas — mais viajará na competição. Isso, sem dúvida, interfere no desempenho esportivo. Por isso, discutimos alternativas para reduzir esse impacto; a desigualdade sempre existirá, mas precisa ser mitigada”, afirmou o presidente.
Tuma detalhou que a diretoria está confiante de que a CBF levará em consideração o calendário do Paysandu no primeiro semestre ao elaborar a tabela. O objetivo é garantir que as distâncias percorridas pelo Papão sejam reduzidas, ao menos na etapa inicial do certame nacional.
“Como teremos apenas jogos de ida nesta fase, é possível realizar uma logística diferenciada, com jogos casados. Buscamos uma tabela que considere o período em que o Paysandu terá desafios simultâneos com a Copa Verde e a Copa do Brasil. A ideia é que as viagens mais desgastantes fiquem para o segundo semestre, quando estaremos focados apenas na Série C. São possibilidades que a CBF viu com bons olhos e seguiremos acompanhando de perto”, explicou o dirigente.
A Série C do Campeonato Brasileiro está prevista para começar no dia 5 de abril e conta com dois representantes da Região Norte: Paysandu e Amazonas. Ambos os times foram rebaixados no ano passado e voltaram à terceira divisão nacional.