• 4 de agosto de 2025

Patinetes elétricos estão liberados para a população de Belém; saiba como usar

Reprodução: Agência Belém - Comus.

Começaram a circular no último domingo, 3, os primeiros patinetes elétricos públicos de Belém. A capital passa a oferecer uma nova alternativa de transporte para deslocamentos de curta distância, em um projeto desenvolvido pela Prefeitura em parceria com uma empresa de mobilidade urbana sustentável.

A fase inicial conta com 60 patinetes, mas a previsão é que, até o final de agosto, o número chegue a 600 equipamentos distribuídos em diversos pontos da cidade.

Como funciona

Para utilizar os patinetes, é necessário baixar o aplicativo JET (Android e iOS), fazer cadastro e localizar o ponto mais próximo. A liberação e o pagamento são feitos diretamente pelo aplicativo, com tarifas que variam conforme o tempo de uso — por minuto, hora, dia ou mês.

Durante os primeiros 180 dias de operação, o sistema funcionará em caráter experimental. A empresa responsável também realizará campanhas educativas e deverá apresentar relatórios mensais sobre o uso e a adaptação dos veículos ao trânsito da capital, segundo destaca a prefeitura.

Regras de uso

  • Idade mínima: 18 anos (não permitido para menores de idade);
  • Velocidade máxima: 20 km/h em ciclovias, 6 km/h em áreas de pedestres e até 40 km/h em vias;
  • Capacidade: uso individual (proibido levar passageiros);
  • Segurança: uso de capacete recomendado, especialmente à noite;
  • Proibição: condução sob efeito de álcool;
  • CNH: não é necessária.

Todos os patinetes têm o brasão da Prefeitura e devem respeitar as normas de trânsito e acessibilidade. Em caso de estacionamento irregular, a empresa recolherá o veículo e fará manutenção preventiva.

Uso público e institucional

Do total de patinetes, 10% (60 unidades) serão usados exclusivamente por equipes municipais, como agentes de mobilidade e ordem pública.

Relacionadas

Ato por justiça após morte do cão Orelha mobiliza protetores de animais em Belém

Ato por justiça após morte do cão Orelha mobiliza…

A morte brutal do cãozinho Orelha, vítima de um ato de extrema crueldade cometido por adolescentes em uma praia de Florianópolis,…
CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…