• 13 de agosto de 2025

Patinete elétrico é abandonado dentro de canal em Belém

Reprodução: redes sociais

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram mais um desrespeito com o bem público e mau uso dos patinetes elétricos em Belém, a novidade na cidade. Um patinete foi abandonado dentro do canal do Tucunduba: “Como pode isso, gente. Isso é uma vergonha. Jogaram um patinete no canal do tucunduba. Tá tudo avacalhado”, diz indignado o autor da postagem.

A falta de educação com o patinete também é observada na utilização em via pública, com excesso de pessoas no veículo. A empresa JET, responsável pelos patinetes, assim como a prefeitura, reforçam que é proibido mais de uma pessoa ser transportada no patinete, mas alguns ainda teimam em usar o meio de transporte com duas, três, quatro e até cinco pessoas:

Quatro e até cinco pessoas já foram registradas sendo transportadas de forma irregular em patinetes elétricos em Belém. Reprodução: redes sociais.

Como se não pudesse piorar, já ocorreram casos de furtos e venda ilegal dos patinetes, como na feira do Barreiro, em Belém.

Patinetes elétricos são vendidos ilegalmente em feira de Belém. Reprodução: redes sociais.

Outro registro compartilhado nas redes sociais mostra mais um patinete deixado dentro de um canal em Belém:

Patinete é deixado dentro de canal em Belém. Reprodução: redes sociais.

Diante de tantos episódios de desrespeito e falta de bom senso com o bem público disponibilizado à população, a prefeitura se pronunciou. Nas redes sociais, o prefeito Igor Normando disse que a fiscalização com a Guarda Municipal e o Batalhão de Ordem Pública foram intensificados para coibir práticas irregulares com os patinetes na cidade, além da ação rápida da polícia em alguns casos.

“Vamos atuar com fiscalização constante junto à Guarda Municipal e ao Batalhão de Ordem Pública. O patinete, assim como bicicleta, moto ou carro, precisa seguir as leis de trânsito e de uso do espaço público. Quem usar de forma irregular, colocar em risco outras pessoas ou abandonar em local indevido será abordado. Já tivemos casos de furtos e tentativas de venda ilegal de patinetes, todos resolvidos com ação rápida da polícia”, disse em comentário nas redes sociais.

Reprodução: redes sociais.

Segundo a empresa e a prefeitura, os patinetes estão disponíveis à população em pontos como nas praças da República e Batista Campos, e operam em fase experimental por seis meses (180 dias). Mas será que com todos esses casos os patinetes serão mantidos ou retirados?

Os patinetes funcionam com uma bateria e a uma velocidade de até 20 km/h, dento de áreas e bairros do centro da cidade. Quando ele descarrega, a orientação é deixar o veículo no local em que descarregou e funcionários da JET recolhem o patinete para ser recarregado e recolocado à disposição. Se a pessoa se deslocar com o patinete fora dos bairros delimitados, a velocidade é reduzida para 5 km/h.

Relacionadas

Lula se reúne com a sociedade civil em Belém e defende caminho para o fim dos fósseis em documento final da COP30

Lula se reúne com a sociedade civil em Belém…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira com membros da sociedade civil em Belém. Estavam presentes cientistas, representantes…
“O mundo está observando”: mensagem final de Simon Stiell marca encerramento da Ação Climática na COP30

“O mundo está observando”: mensagem final de Simon Stiell…

“O mundo está observando.” A frase, dita pelo Secretário-Executivo da ONU para Mudanças Climáticas, Simon Stiell, guiou o tom de seu…
Remo é confirmado na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026

Remo é confirmado na Copa São Paulo de Futebol…

O Remo garantiu presença na 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, um dos torneios de base mais importantes…