- 9 de dezembro de 2025
Parazão 2026: FPF define regulamento e sorteio dos grupos nesta terça-feira (9)
Nesta terça-feira (9), a Federação Paraense de Futebol (FPF) realiza o congresso técnico do Campeonato Paraense de 2026, onde serão definidos pontos cruciais do regulamento, além do sorteio dos grupos e a subsequente divulgação da tabela básica. O seminário ocorre com a participação de 12 dos clubes participantes do torneio e membros da FPF.
Pela manhã foi realizado o congresso arbitral, considerado o momento de maior importância do evento, no qual as equipes e a FPF votam cada detalhe do regulamento. As discussões já tiveram etapas preliminares em reuniões anteriores com a Federação, denominadas “pré-congressos“, e agora foram levadas à votação final dos presentes.
Estrutura da competição e fases de grupo
A competição terá um novo formato de disputa em 2026, com o objetivo de alinhar o torneio ao calendário de datas disponibilizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Neste ano, o Parazão será organizado em dois grupos de seis times, e na primeira fase, cada clube enfrentará apenas os adversários da chave oposta.
Dessa forma, cada agremiação disputará um total de seis jogos nesta etapa inicial, dividindo-se entre três partidas como mandante e três como visitante. Após as seis rodadas, os oito melhores clubes na classificação geral avançam para as quartas de final, enquanto os dois times de pior desempenho serão rebaixados para a Série B1 de 2027.
Regras e Re-Pa definido
Um comunicado divulgado pela FPF na última segunda-feira (8) confirmou a existência de sete regras básicas que nortearão o sorteio da fase de grupos. O Clube do Remo e o Paysandu foram definidos como cabeças de chave, garantindo o tradicional Re-Pa para a quarta rodada da competição.
Os times de Santarém, São Francisco e São Raimundo, serão alocados em potes separados, assegurando que o clássico Rai-Fran ocorra em uma rodada distinta do Re-Pa. O sorteio também definirá qual será o time mandante do Rai-Fran, e equipes que utilizam o mesmo estádio poderão se enfrentar na rodada final da primeira fase.
LEIA MAIS
Participantes da elite
Por fim, outra determinação importante é que nenhuma equipe jogará três vezes seguidas na condição de mandante ou de visitante, visando um maior equilíbrio na tabela. A primeira divisão do futebol paraense em 2026 contará com a presença de doze times de diversas regiões do estado.
Integram a lista as seguintes agremiações: Águia de Marabá, Amazônia Independente, Bragantino, Cametá, Capitão Poço, Castanhal, Clube do Remo, Paysandu, Santa Rosa, São Francisco, São Raimundo e Tuna Luso.
A tabela oficial com a data e os horários dos jogos será definida nesta terça-feira (9) com transmissão ao vivo pela FPF TV.