• 16 de setembro de 2025

Pará tem queda na taxa de desemprego, aponta pesquisa do IBGE

Foto: Reprodução

Dados apontam que o mercado de trabalho no Pará apresentou melhora significativa no segundo trimestre de 2025, os dados são do estudo do Observatório do Trabalho no Pará, realizado pelo Dieese/PA em parceria com a Seaster, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua/IBGE).

De acordo com a pesquisa, o número de pessoas ocupadas subiu em 3% entre abril e junho deste ano, o comparativo se dá aos três primeiros meses de 2025. Enquanto o desemprego recuou 19,8% , o que representa cerca de 70 mil pessoas a menos na condição de desocupadas.

A análise feita aponta que o Pará encerrou junho com 3,794 milhões de pessoas ocupadas, sendo 110 mil a mais do que no trimestre anterior e 1,6% acima do mesmo período de 2024. No Brasil, a taxa de desemprego caiu para 5,8% no semestre, contra 7% no início do ano. Na Região Norte, o índice ficou em 6,5%. Já no Pará, mesmo com a melhora, a taxa ainda está em 6,9%, acima da média nacional.

Pará (2° Trimestre de 2025)

Empregados: 2,374 milhões

Empregados públicos, privados, domésticos, com ou sem carteira.

Autônomos: 1,096 milhão

Empregadores: 189 mil

Trabalhadores familiares auxiliares: 136 mil

Ao todo, os dados mostram que o número de empregados cresceu 9,9% frente ao primeiro trimestre e 5,9% em relação a 2024. Durante o mesmo intervalo houve um avanço de 4% no total de empregados.

Relacionadas

Remo para na defesa do Vitória e volta para Belém com derrota na estreia da Série A

Remo para na defesa do Vitória e volta para…

​O Clube do Remo não iniciou bem a caminhada na Série A. Em visita ao Barradão, em Salvador, o Leão Azul…
Vitória x Remo: saiba onde assistir à estreia da Série A 2026

Vitória x Remo: saiba onde assistir à estreia da…

O confronto entre Vitória e Remo acontece nesta quarta-feira (28), às 19h, marcando a estreia das equipes no Campeonato Brasileiro de…
Cannabis: Anvisa aprova cultivo da planta com fins medicinais; entenda

Cannabis: Anvisa aprova cultivo da planta com fins medicinais;…

Diretoria da agência seguiu determinação do STJ e regulamentou o plantio por empresas para finalidades médicas; cultivo individual segue proibido A…