- 18 de setembro de 2025
Padre Júlio Lancellotti participa de mobilização climática e social em Belém
O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, cumpre agendas em Belém desde quarta-feira (17) dentro da mobilização internacional Delimite (Draw the Line), que reúne mais de 250 ações em todo o mundo para denunciar a destruição ambiental, a desigualdade social e a violência. A iniciativa ocorre simultaneamente à Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.
Na capital paraense, o religioso uniu fé e ação social. Ontem (17), acolheu moradores em situação de rua e compartilhou um lanche na Igreja Matriz de Santo Antônio de Lisboa, no bairro da Cremação. “Todos nós, a sociedade, podemos ajudar respeitando a população de rua, não tratando com discriminação e preconceito”, afirmou.
Durante a visita, Lancellotti também destacou a ligação entre justiça climática e justiça social, relacionando a fé cristã às lutas contemporâneas. “Jesus mesmo disse: ‘toda vez que você fizer isso a um dos pequeninos dos meus irmãos, foi a mim que você fez. Eu estava nas ruas da cidade de Belém e você me acolheu’”, refletiu.
A passagem do padre pela Amazônia ocorre em um momento em que movimentos sociais da região reivindicam o fim da exploração de petróleo e gás, defendendo uma transição energética justa com protagonismo de povos indígenas, ribeirinhos e comunidades tradicionais.
Agenda em Belém
Quinta-feira (18), às 17h – Coletiva de imprensa na Embaixada dos Povos (Av. Duque de Caxias, 852, Marco)
Quinta-feira (18), às 18h30 – Encontro aberto ao público no mesmo local
No Brasil, a mobilização Delimite conta com apoio de coletivos e organizações como o Coletivo Pororoka, Rede de Trabalho Amazônico, COIAB, 350.org, Climainfo, Observatório do Marajó e a campanha A Resposta Somos Nós.
Em um momento de fé e devoção nesta quarta-feira, 18 de setembro, no bairro de Nazaré, em Belém, o religioso subiu de joelhos as escadarias da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em um gesto de reverência à padroeira dos paraenses.