• 23 de setembro de 2025

Operação reforça o combate à exploração infantil na Ilha do Combu em Belém

foto: Reprodução/Agência Pará

Na manhã desta terça-feira (23), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e diversos órgãos federais, estaduais e municipais, levou à Ilha do Combu, em Belém, a Operação “Curupira Mirim”. A ação integra as estratégias de prevenção e enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de crianças e adolescentes, em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense.

Durante a operação, estabelecimentos comerciais da ilha receberam visitas técnicas com distribuição de material informativo e orientações sobre identificação e denúncia de situações de violência envolvendo crianças e adolescentes. A ação tem como foco principal comunidades ribeirinhas e áreas de maior vulnerabilidade social, fortalecendo a proteção dos direitos da infância e da adolescência.

Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, a operação se soma ao calendário anual de ações de prevenção e repressão à criminalidade, com foco especial na proteção de grupos vulneráveis. “A Segup está atuando junto ao Ministério da Justiça na conscientização de proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais, que são aliados essenciais da segurança pública. Nosso papel é sempre fortalecer a prevenção para que o crime não ocorra”, afirmou o secretário.

A delegada Ariane Santos, titular da área, reforçou o papel dos comerciantes na proteção de crianças e adolescentes. “É fundamental que, caso identifiquem qualquer situação suspeita, utilizem a rede de atendimento e os canais de denúncia para os encaminhamentos necessários”, destacou a delegada.

Apoio federal e integração com a sociedade

A iniciativa conta com a participação ativa do Ministério da Justiça, que por meio do coordenador-geral de Operações Integradas, Ricardo Kotama, destacou o papel da população na erradicação de crimes contra crianças e adolescentes.

“Contamos com o apoio de toda a sociedade, não apenas de Belém, mas também dos municípios vizinhos, para juntos construirmos um ambiente seguro. Informamos sobre as implicações legais caso ocorram situações irregulares nos estabelecimentos e nenhuma providência seja tomada”, ressaltou Kotama.

A operação também teve a presença de representantes dos Ministérios do Turismo e dos Direitos Humanos e da Cidadania, que acompanharam as visitas a restaurantes e hotéis locais.

Apoio da comunidade ribeirinha

Rita Pantoja, comerciante local, elogiou a presença da força-tarefa na Ilha do Combu e reconheceu a importância da ação preventiva. “Esse projeto é de extrema importância para nós, comerciantes e membros da comunidade. A parceria com o governo é fundamental. Sou profundamente agradecida, tanto como mãe, avó e tia, pela atenção dedicada a esta causa”, declarou.

Sobre a Operação Curupira Mirim

A ação reúne órgãos de segurança pública e entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Participam da operação:

  • Polícia Militar (ações ostensivas)
  • Polícia Civil (atividades policiais judiciárias)
  • Corpo de Bombeiros Militar
  • Polícia Científica
  • Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes no Pará
  • Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PA)

As atividades seguem ao longo do mês de setembro e integram o conjunto de ações interinstitucionais que visam garantir a segurança e os direitos da população infantojuvenil durante a realização da COP30 em Belém.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…