• 29 de julho de 2025

Obras de saneamento e esgoto iniciam na Vila da Barca, em Belém

Reprodução: Agência Pará.

A comunidade da Vila da Barca, uma das maiores áreas sob palafitas da América Latina, em Belém, começou a receber nesta segunda-feira (28) as primeiras obras de ampliação do fornecimento de água potável e implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto, realizadas pelo governo do Pará. A iniciativa é o primeiro investimento realizado sob o novo modelo de concessão do saneamento básico no Pará.

O governador Helder Barbalho destacou que a transformação será concluída antes da COP 30, quando toda a comunidade deverá contar com abastecimento de água em todas as residências.

“Estamos dando um passo fundamental para ampliar o saneamento no Estado. E começamos pela Vila da Barca essa transformação, a partir do novo modelo de concessão do serviço de água e esgoto. As obras já iniciaram, e até a COP 30 o abastecimento de água na comunidade será uma realidade em todas as casas”, afirmou o governador.

As obras beneficiarão mais de 1.400 residências, alcançando cerca de 5 mil moradores. A execução está sob responsabilidade da empresa Águas do Pará, que assumiu a operação dos serviços de água e esgoto em 99 municípios do estado.

A obra

O projeto inclui 2,3 quilômetros de redes de água adaptadas à realidade de áreas alagadas, 1,7 km de redes de esgoto, uma nova adutora e um sistema de bombeamento de água tratada. Cada residência terá hidrômetro individual, com todos os moradores atendidos pela Tarifa Social, que garante economia e acesso digno ao serviço.

Obras de saneamento iniciam na Vila da Barca, em Belém. Imagem reprodução: Agência Pará.

O fornecimento de água deve ser concluído até outubro de 2025, enquanto o sistema de esgotamento tem entrega prevista para abril de 2026. Além da infraestrutura, a empresa abriu 220 vagas de emprego, priorizando moradores da própria comunidade, e oferece mais de 60 cursos profissionalizantes gratuitos.

De acordo com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os 99 municípios atendidos pela nova concessão receberão R$ 15,2 bilhões em investimentos, beneficiando diretamente 4,3 milhões de pessoas. A meta é atingir 99% de cobertura de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto, promovendo saúde, dignidade e preservação ambiental.

Vila da Barca é uma área sob palafitas, às margens da Baía. Imagem reprodução: TV Liberal.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…