- 14 de fevereiro de 2026
Obras da Avenida Liberdade chegam à sua etapa final
As obras da Avenida Liberdade, uma das maiores e mais estratégicas vias para a Região Metropolitana de Belém, alcançaram a etapa final. Com execução da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), a obra já alcança 85% e irá integrar municípios, reduzir distâncias e principalmente, desafogar o trânsito na Região Metropolitana.
Com aproximadamente 14 quilômetros de extensão, a Avenida Liberdade irá ligar a Alça Viária à Avenida Perimetral, conectando os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, facilitando também o acesso ao Porto de Vila do Conde.
A nova via conta também com três faixas de rolamento em cada sentido, ciclofaixa nos dois lados e acostamento de 2,5 metros. Ainda, a obra inclui duas pontes e quatro viadutos. A mobilidade não foi o único fator pensado no projeto, priorizando também a sustentabilidade. Estão sendo implantadas 37 passagens de fauna, que asseguram o deslocamento de animais silvestres que circulam pela região.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrada da obra na fase final representa um marco importante para o desenvolvimento do Pará. “A Avenida Liberdade já está na sua etapa final, com mais de 85% de execução. Essa é uma obra estratégica, que vai transformar a mobilidade da Região Metropolitana de Belém, encurtando distâncias, melhorando o acesso ao Porto de Vila do Conde e criando uma nova alternativa segura e moderna para quem entra e sai da capital”, disse.
A nova avenida já está sendo enxergada como um corredor estratégico de desenvolvimento, impulsionando também a economia, transporte de cargas e integração entre áreas urbanas e rurais do estado do Pará.