• 5 de janeiro de 2026

O pior inimigo é a desinformação. Como higiene e vacinação podem deter o avanço do câncer no Pará

Ag. Pará

O Pará é um dos estados com grandes desafios na saúde pública em 2026. As estatísticas sobre câncer reforçam esse cenário preocupante, que exige atenção e ação imediata. Até o final de 2025, mais de 34 mil novos casos de câncer de todos os tipos são esperados no estado do Pará, refletindo desigualdades no acesso à saúde, saneamento básico e informação. 

No Brasil, as projeções mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o Brasil deverá registrar aproximadamente 704 mil novos casos de câncer por ano no balanço de 2025, além de um número ainda significativo de mortes anuais associadas à doença.

No caso do câncer de colo de útero, dados nacionais estimam mais de 17 mil novos casos no Brasil no triênio 2023‑2025, prognóstico confirmado pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer, sendo uma das doenças mais comuns entre mulheres, com forte vínculo com o vírus HPV (Papilomavírus Humano).

Vacinação eficiente

O câncer do colo do útero, quase sempre resultado de infecção persistente por tipos oncogênicos do HPV, é responsável por um número elevado de casos no país, especialmente na Região Norte, que apresenta uma das maiores taxas de incidência do Brasil, com cerca de 20,48 casos para cada 100 mil mulheres, de acordo com dados da Agência Brasil.

Há estudos mostrando que a vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, reduz significativamente os casos e lesões precursoras da doença. Há estimativas de redução em até 58% dos casos de câncer do colo do útero entre pessoas vacinadas.

Essa prevenção também é reforçada por declarações de autoridades sanitárias e especialistas. Em diversas campanhas de saúde pública, profissionais destacam que a vacina é segura, eficaz e essencial para interromper a cadeia de transmissão do HPV, principal causa do mal.

Um desafio no Pará

No Pará, outro grande risco é o câncer de pênis, considerado alarmante, com incidência maior que em outras regiões do país, sobretudo entre homens com baixos níveis socioeconômicos e hábitos de higiene precários. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entre 2021 e 2023, foram registrados casos que terminaram em amputações parciais ou totais do órgão, devido ao diagnóstico tardio.

Em evento de conscientização promovido pelo Governo do Estado, o urologista Marcus Vinicius Baptista Queiroz, ligado à campanha e à formação de profissionais de saúde, declarou que “a falta de informação ainda é o maior vilão para o aumento do número de casos” e que o câncer de pênis “é totalmente prevenível”. Os principais fatores de risco são higiene deficiente, exposição ao HPV e fimose.

Fatores de risco e prevenção

Ambos os cânceres — colo do útero e pênis — estão fortemente associados ao HPV, que também é responsável por verrugas genitais e outras neoplasias relacionadas. No caso do câncer de pênis, além da infecção pelo HPV, a má higiene íntima, a fimose (reduzindo a possibilidade de limpeza adequada) e fatores socioeconômicos ampliam o risco.

A prevenção é eficaz e inclui: vacinação contra o HPV, disponível no SUS; exames periódicos, como o Papanicolau para mulheres; higiene íntima diária com água e sabão para homens e mulheres; uso de preservativos e busca imediata de atendimento médico ao observar sinais ou lesões persistentes.

Que estes dados sirvam de alerta à população do Pará e do Brasil: informação, prevenção e autocuidado salvam vidas. Procurar os serviços de saúde, manter a vacinação em dia, adotar hábitos de higiene adequados e realizar exames preventivos são atitudes fundamentais para reduzir a incidência desses cânceres. Quanto mais cedo houver conscientização e ação, menores serão os impactos físicos e emocionais causados por estas doenças que, em grande parte dos casos, podem ser prevenidas.

Relacionadas

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia Civil em três cidades do Pará

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia…

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (26), a operação Blue Pen, realizada em duas fases, com o objetivo de retirar de…
Remo avança em negociação para contratar goleiro Ivan, do Internacional

Remo avança em negociação para contratar goleiro Ivan, do…

Após as negociações com o goleiro português André Moreira esfriarem, o arqueiro Ivan está em negociações avançadas para deixar o Internacional…
BBB 26: post antigo do manauara Brigido em apoio a casamento gay alimenta boatos na web; veja

BBB 26: post antigo do manauara Brigido em apoio…

Uma publicação antiga nas redes sociais de Brigido, participante do BBB 26, tem gerado uma série de boatos a respeito da…