- 29 de janeiro de 2026
Novos secretários: Prefeitura de Belém faz mudança na administração municipal
A Prefeitura de Belém promoveu uma reestruturação no primeiro escalão da administração municipal com exonerações e novas nomeações em secretarias estratégicas e autarquias. As mudanças, que impactam diretamente a gestão do prefeito Igor Normando (MDB), foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (27). As alterações atingem áreas sensíveis da administração pública, como Saúde, Educação, Assistência Social e o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos, órgãos que concentram parte significativa do orçamento e da prestação de serviços à população.
Na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foi exonerado do cargo de secretário Rômulo Simão Nina de Azevedo. Para a função, a Prefeitura nomeou Dyjane Chaves dos Santos Amaral, que passa a comandar a pasta responsável pela rede municipal de saúde.
Já na Secretaria Municipal de Educação (Semec), deixou o cargo Patrick Tranjan, sendo substituído por Beatriz Nuna Morrone Araujo Novaes, que assume a condução da pasta educacional do município. As mudanças também alcançaram a administração indireta. No Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos (IASB), o então presidente Tiago de Lima Ribeiro foi exonerado. Em seu lugar, assume Humberto Bozi Spindola.
Na Fundação Papa João XXIII (Funpapa), responsável por políticas de assistência social, Susi Cristina Barata de Oliveira deixou a presidência, que passa a ser ocupada por Edna Gomes da Silva.
Estrutura administrativa
Atualmente, a gestão do prefeito Igor Normando é composta por 27 órgãos e secretarias na administração direta e 6 órgãos e entidades na administração indireta. As mudanças publicadas no DOM indicam uma reorganização interna da gestão municipal, em meio a demandas administrativas e políticas enfrentadas pelo Executivo.
Quem são eles?
Dyjane Chaves dos Santos Amaral: Antes dessa nomeação, ela já ocupava cargos importantes na administração pública municipal, como Secretária Adjunta Municipal de Governo e em outras funções administrativas no município de Belém, o que indica experiência prévia na gestão pública local.
Beatriz Morrone: Natural de São Paulo e formada em Jornalismo pela PUC-SP, Beatriz Morrone não possui trajetória na docência nem histórico de atuação direta na educação básica pública. Sua experiência está vinculada à gestão educacional enquanto formuladora e operadora de políticas. Antes de assumir a SEMEC, Morrone ocupava o cargo de secretária adjunta pedagógica e integrou a equipe do então secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, no governo Helder Barbalho.
Humberto Bozi Spindola: foi nomeado presidente do IASB, órgão responsável pela assistência à saúde dos servidores públicos municipais em Belém, conforme publicação no Diário Oficial do Município em janeiro de 2026. Profissional com formação em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ele possui pós-graduação em Gestão Pública e em Orçamento Público, o que reforça sua qualificação para funções de gestão e planejamento no serviço público.
Edna Gomes da Silva: Natural de Pernambuco, Edna Gomes é bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Foi vereadora e vice-prefeita no município de Cabo de Santo Agostinho (PE), durante a gestão de Lula Cabral, pai de Fabíola Cabral Normando, primeira-dama de Belém. Nos bastidores, a influência de Edna na Funpapa já ocorria antes da oficialização do cargo. Segundo relatos de servidores, ela atuava diretamente ao lado de Felipe Cabral, adjunto da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e primo da primeira-dama, exercendo uma condução informal da fundação.