- 9 de outubro de 2025
Na Câmara Federal, deputada paraense comanda alerta para violência contra a mulher e cuidados com a saúde feminina
O evento “Vozes que Inspiram – A Luta Contra a Violência à Mulher e o Outubro Rosa”, realizado na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, (7/10), chamou atenção para uma pauta recorrente na sociedade brasileira. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres, presidida pela deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA), em parceria com a Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília, a Colabore com o Futuro e com apoio de O Boticário.
Reuniu parlamentares, autoridades, representantes da sociedade civil e mulheres que compartilharam histórias de superação e resistência. O evento integrou duas causas complementares: o combate à violência de gênero e a prevenção ao câncer de mama, refletindo o compromisso com a vida, o respeito e a promoção da saúde da mulher.
O Mapa da Segurança Pública 2025, que traz dados alarmantes sobre a violência contra a mulher, revela que quatro mulheres são assassinadas por dia no Brasil. O número de feminicídios aumentou 0,69% em relação a 2023, totalizando 1.459 vítimas em 2024. O estudo também mostra um aumento preocupante nos casos de estupro, um crescimento de 25,8% em cinco anos, equivalente a 227 estupros por dia no Brasil.
“Esses números são gritos silenciosos que ecoam na alma de cada mulher brasileira. Precisamos transformar estatísticas em ações concretas”, disse na ocasião a deputada federal Renilce Nicodemos. “Temos de garantirbproteção, prevençã e justiça”, cobrou ela.
Foram destacados depoimentos emocionantes, como o de Juliana Soares, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio, simbolizando a luta e a esperança de muitas mulheres. “Eu me sinto voz, agora sou alguém que representa a força feminina. Algumas mulheres não têm uma seguda chance como eu tive”, disse Juliana, diante de uuma plateia emocionada.
O evento contou com o apoio de entidades e teve como símbolos um laço rosa e um punho erguido, representando a união entre a luta contra a violência e o amor à vida. O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, parabenizou a deputada paraense. “Ela tem sido uma grande líder, não só das mulheres, mas de todos nós”, afirmou. O deputado federal Yuri Paredão também elogiou a iniciativa. “É uma pauta essencial para as mulheres brasileiras”, disse.
A vereadora Érica Ribeiro, de Parauapebas, lembrou que Renilce Nicodemos já vem trabalhando em prol da saúde e prevenção da mulher por todo o Pará com as carretas do Instituto Ercília Nicodemos. A delegada de Polícia Karen Langkammer destacou a “coragem de dar voz a quem luta todos os dias”.
Sobre o segundo tema, câncer de mama e de colo do útero, o evento reforçou a necessidade de prevenção. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil registra 704 mil novos casos de câncer por ano. O câncer de mama é o que mais ocorre, sendo também frequentes, nessa ordem, os cânceres de cólon e reto, colo do útero, pulmão e tireóide.
Autoridades presentes destacaram a importância da iniciativa para dar visibilidade e força a essas pautas, ressaltando que cuidar da mulher é cuidar de toda a sociedade. O evento também teve caráter de mobilização social e de incentivo à prevenção e ao cuidado da saúde feminina.