- 16 de setembro de 2025
Mulher suspeita de encomendar assassinado de empresário em Castanhal é presa na Paraíba
A Polícia Civil do Pará, em ação conjunta com a Polícia Civil da Paraíba, prendeu, na manhã desta terça-feira (16), Brenda Mota Ribeiro, de 29 anos, apontada como uma das envolvidas no homicídio do empresário Estevão Neves Pinto, de 41 anos, em Castanhal, nordeste do Estado, no último dia 5 deste mês. Segundo a polícia, a mulher teria dado apoio logístico e ajudado na contratação dos executores do empresário.
Brenda Ribeiro foi localizada na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, no nordeste brasileiro. A ação foi coordenada pela Delegacia de Homicídios de Castanhal, com apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI). O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Castanhal.
Segundo informações da Polícia, a suspeita teria fornecido uma arma de fogo e uma motocicleta a um homem contratado por ela para executar o crime. Ele foi preso no momento em que tentava fugir de Belém para o estado de São Paulo, na semana passada. Em depoimento à polícia, ele teria confessado a participação no assassinato.
Entenda o caso:
O empresário Estevão Neves Pinto, de 41 anos, foi assassinado em Castanhal, em 5 de setembro. O crime ocorreu enquanto ele deixava suas filhas na escola, e as câmeras de segurança registraram a ação dos criminosos. O sócio da vítima e mandante do crime, Rafael Mota Ribeiro, foi preso e é acusado de ter participado ativamente do planejamento e execução do assassinato. A polícia investiga a possibilidade de uma dívida de aproximadamente R$ 12 mil como motivação do crime.