• 26 de setembro de 2025

MPPA realiza XI Semana da Criança e do Adolescente em alusão aos 35 anos do ECA

Do dia 1º ao dia 3 de outubro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realiza uma ação especial e gratuita como parte da programação da XI Semana da Criança e do Adolescente, em alusão aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento ocorrerá de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line nos primeiros dias, no Auditório Nathanael Farias Leitão, localizado na sede do MPPA, em Belém. Já o terceiro e último dia será dedicado exclusivamente às crianças institucionalizadas, no Museu Paraense Emílio Goeldi.

Quem tiver interesse em participar, deve fazer de forma antecipada a inscrição por meio do site do CEAF (https://ceaf.mppa.mp.br). As vagas são limitadas.

A abertura oficial será no dia 1º de outubro (terça-feira), das 8h às 17h, com a conferência “35 anos de ECA: reflexões e perspectivas”. Na sequência, serão realizadas as palestras “O impacto da institucionalização no desenvolvimento infantil” e “Desafios à convivência familiar e comunitária na socioeducação”, abordando os entraves e caminhos para garantir vínculos saudáveis no contexto de medidas socioeducativas. A programação também inclui apresentações culturais.

No dia 2 de outubro (quarta-feira), das 9h às 12h, a pauta será a saúde mental e o brincar na infância, com as palestras “Dialogando sobre saúde mental de crianças e adolescentes e os cuidados parentais” e “Brincar é coisa séria para crianças”. A manhã contará ainda com atividades culturais e espaços para troca de experiências entre os participantes.

A semana encerra no dia 3 de outubro (quinta-feira) com uma ação especial voltada exclusivamente às crianças institucionalizadas, realizada no Museu Emílio Goeldi. A programação inclui passeio monitorado, teatro, desenho livre, pintura facial, animação e contação de histórias.

Com o tema “35 anos do ECA – Cuidar e proteger é nosso dever”, o evento é promovido pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém, com apoio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). O objetivo é fortalecer o debate sobre os direitos de crianças e adolescentes, em articulação com a rede de proteção.

Inscrições

As inscrições para os dias 1º e 2 de outubro estão abertas e podem ser feitas no site do CEAF (https://ceaf.mppa.mp.br). As vagas são limitadas, com participação presencial e on-line.

Serviço
Realização: Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém, com apoio do CAOIJ e CEAF

Data e horário:

01/10 (quarta-feira): das 8h30 às 17h

02/10 (quinta-feira): das 9h às 12h

03/10 (sexta-feira): das 8h30 às 11h30

Local:
– Dias 1 e 2: Auditório Nathanael Farias Leitão – prédio-sede do MPPA, av. João Diogo, nº 100, Bairro Campina

– Dia 3: Museu Paraense Emílio Goeldi, av. Magalhães Barata, nº 376, Bairro São Brás

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…