• 26 de agosto de 2025

Morre aos 71 anos Mestre Damasceno; governo decreta luto oficial

Marcelo Seabra/Agência Pará

O carimbó perdeu nesta terça-feira (26), uma de suas figuras mais emblemáticas. Mestre Damasceno faleceu aos 71 anos, em Belém, em decorrência de pneumonia e insuficiência renal. Ele esteve internado no Hospital Ophir Loyola desde o dia 6 de agosto e também enfrentava um câncer em estágio de metástase.

As redes sociais do artista confirmaram a morte em nota oficial. “Figura essencial da cultura paraense e amazônica, Mestre Damasceno deixa um legado de saberes, histórias e ensinamentos que marcaram a vida de todos que tiveram a honra de conviver com ele”, diz o post.

Damasceno Gregório dos Santos morreu no Dia Municipal do Carimbó, data que também homenageia o nascimento do Mestre Verequete. Ele chegou a ficar hospitalizado em Salvaterra, onde morava, e no Hospital Jean Bittar, na capital paraense.

Com mais de 400 canções compostas, Mestre Damasceno recebeu em 2024 a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta honraria do Ministério da Cultura. Em 2023, ele desfilou na Marquês de Sapucaí pela escola Paraíso do Tuiuti, com um samba-enredo inspirado na chegada dos búfalos à Ilha de Marajó. Este ano, ele chegou a integrar o desfile da Grande Rio, assinando, junto a parceiros paraenses, o samba-enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos meus Encantos nas Contas dos Curimbós”.

O Governo do Pará declarou luto oficial de três dias, a partir de terça, em razão do falecimento do artista. “É com grande tristeza que recebemos a notícia da morte do querido Mestre Damasceno. Foi uma honra homenageá-lo em vida na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes deste ano. Seu legado na cultura paraense é imensurável e seguirá tocando gerações. Meus sentimentos aos fãs, amigos e familiares. Que Deus os conforte neste momento de dor”, lamentou o governador Helder Barbalho.

Relacionadas

Já rebaixado e na reta final da Série B, Paysandu rescinde com volante paraguaio

Já rebaixado e na reta final da Série B,…

O volante Ramón Martínez não integra mais o elenco do Paysandu. A rescisão de contrato foi publicada no início desta semana…
Brasil BioMarket supera R$ 400 mil em vendas e atrai público internacional na En-Zone durante a COP 30

Brasil BioMarket supera R$ 400 mil em vendas e…

A Brasil BioMarket, instalada na Green Zone e na En-Zone, a Zona do Empreendedorismo organizada pelo Sebrae Pará no Porto Urbano…
“Comida é Direito” leva protagonismo feminino e sustentabilidade indígena à final do prêmio Innovare 2025

“Comida é Direito” leva protagonismo feminino e sustentabilidade indígena…

O projeto “Comida é Direito – PAA Indígena na Terra Indígena Sororó”, desenvolvido pela Promotoria de Justiça Agrária da 3ª Região,…