- 4 de novembro de 2025
Moradores do Tapanã denunciam alagamentos e abandono de obras do Canal do Mata Fome
Moradores que habitam na Rua Paraíso, no bairro do Tapanã, em Belém, denunciam uma série de alagamentos que atingem a vida da população no local. De acordo com os relatos, há anos que a Prefeitura de Belém não realiza manutenção do asfalto ou da rede de esgoto na região, permitindo que a chuva forte cause alagamentos intensos que invadem os imóveis das famílias.
Em um vídeo, divulgado por Antony Guedes, morador da rua, os transtornos são incalculáveis. “A gente vive aqui sem saber se hoje ou amanhã nossos móveis ou nossos eletrodomésticos serão danificados por causa disso [alagamentos]”, relatou. “Essa situação aqui é constante. Basta uma chuva de 20 minutos pra tudo ir por água abaixo.”
A situação de abandono é tão crítica que, quem precisa ter acesso à Unidade Mista de Saúde (UMS) do Tapanã, não consegue trafegar a pé. Seu Antony contou que o problema persiste há muitos anos e que a população não sabe mais o que fazer.
“Outro dia, uma senhora passou mal e precisava ser levada pra unidade de saúde, que é aqui pertinho. Mas ninguém conseguiu levar por causa do nível da água”, complementou.
A equipe de reportagem do Cidade 091 solicitou nota à Prefeitura de Belém para saber que medidas serão tomadas a partir das denúncias apuradas e aguarda retorno.