- 21 de fevereiro de 2026
Minha Casa, Minha Vida em Belém (PA): obras do Residencial Tapanã atingem 50% e seleção de famílias é iniciada
A conquista do sonho da casa própria está cada vez mais perto para 192 famílias que serão selecionadas para morar no Residencial Tapanã, no bairro do Tapanã, em Belém (PA). Nesta sexta-feira (20), uma comitiva liderada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, realizou visita técnica às obras do empreendimento, que acabaram de superar a marca de 50% de conclusão.
Durante a visita, o ministro Jader Filho anunciou que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), já está apta a iniciar o processo de seleção das famílias que serão contempladas com uma das 192 moradias do Residencial Tapanã.
O empreendimento foi contratado em dezembro de 2024 e teve obras iniciadas no mesmo período. Nesses pouco mais de um ano de construção, a obra já atingiu 53,3% de execução total, com destaque para a evolução da parte habitacional, que registra 67,1% de conclusão. A estimativa é que a obra seja totalmente concluída em dezembro de 2026.
Dividido em 12 blocos de quatro pavimentos, sendo quatro apartamentos por pavimento, o Residencial Tapanã incorpora em seu projeto as novidades desta nova fase do Minha Casa, Minha Vida – iniciada com a recriação do programa em 2023 – tais como apartamentos maiores (46 metros quadrados), com varanda, com melhor qualidade do acabamento, com a implantação de biblioteca, melhores espaços de lazer e convivência (playground, quadra poliesportiva, área de contemplação), entre outras inovações. O residencial terá, ainda, rede de drenagem pluvial, sistema de abastecimento de água e estação de tratamento de esgoto próprios.
Além da redução do déficit habitacional em Belém, o ministro Jader Filho destacou que as construções do Minha Casa, Minha Vida também proporcionam renda onde são instaladas. “Estamos falando aqui de um residencial que vai representar a conquista de um sonho para quase 200 famílias de Belém, mas também já representa mais de 300 empregos diretos e indiretos gerados na construção civil. Então estamos falando de 300 famílias que estão com renda garantida por meio dessa obra e de outras 192 que vão ter um novo lar pra chamar de seu”, pontuou o ministro.
Na ocasião da visita, o ministro Jader Filho foi acompanhado do secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e do prefeito de Belém, Igor Normando, entre outras autoridades municipais.
O prefeito Igor Normando informou que a Secretaria de Habitação de Belém vai fazer a seleção de famílias que serão beneficiadas até o fim de fevereiro. “A seleção das famílias vai ser até o final do mês, então quem ainda não está no cadastro habitacional da prefeitura pode procurar a Sehab levando sua documentação para se cadastrar e ter a chance de conquistar sua casa própria por meio do Minha Casa, Minha Vida”, disse o gestor municipal.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, declarou que a união entre as esferas federal, estadual e municipal vem trazendo grandes investimentos para a capital paraense e para o estado. “O sonho das famílias, de ter uma casa, está sendo realizado pelo Governo Federal. É muito bom a gente poder estar acompanhando o andamento de uma obra de construção de um residencial como esse, com tudo o que tem de moderno, para que as pessoas possam viver dignamente”, comentou.
O ministro Jader Filho explicou que as 192 unidades do Residencial Tapanã são uma parte do que ainda está por vir em Belém. Em março, o Ministério das Cidades fará a entrega total do Residencial Viver Mosqueiro, com 1.000 casas, e a entrega parcial do Residencial Viver Pratinha, com 256 apartamentos concluídos de um total de 768 previstos. Além disso, serão contratados os residenciais Neuton Miranda, com 198 UH, e Viver Caratateua, com 741 UH.
“Ao longo desses últimos três anos em que estamos à frente do Ministério das Cidades, conseguimos dar solução para todas as obras do Minha Casa, Minha Vida paralisadas no Pará. Em Belém, entregamos o Viver Outeiro em fevereiro do ano passado e, em março deste ano, vamos entregar os residenciais Viver Mosqueiro e Viver Pratinha, além de contratar e iniciar a construção do Neuton Miranda e do Viver Caratateua. E isso é só parte de um número ainda maior de retomadas. Estamos iniciando a retomada das obras do Viver Val-de-Cans aqui em Belém, com 1.152 unidades, mas também estamos com a meta de entregar os residenciais Moaçara, em Santarém, e Chico Narrina, em Abaetetuba”, esclareceu Jader Filho.
“Conseguimos atingir a meta que o presidente Lula nos deu – que era contratar dois milhões de casas até o fim de 2026 – com mais de um ano de antecedência. Uma pesquisa da Abrainc no fim de 2025 mostrou que mais de 85% do novos lançamentos imobiliários do Brasil faziam parte do Minha Casa, Minha Vida. Diante disso, nós estabelecemos uma nova meta, que é contratar três milhões de moradias até o fim de 2026”, concluiu o ministro.

*Com informações de Ministério das Cidades.