- 2 de outubro de 2025
Marinha lança Navio-hospital para atender comunidades ribeirinhas no Pará
A Marinha do Brasil incorporou oficialmente, nesta quarta-feira (1º), o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Sargento Lima”, em cerimônia militar realizada na Escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas, em Belém. O navio atuará como Unidade Básica de Saúde fluvial, levando atendimento médico e odontológico a comunidades ribeirinhas de difícil acesso nos estados do Pará e do Amapá.
Com 23 militares de tripulação, o “Sargento Lima” está equipado com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacinação e de procedimentos, farmácia, enfermaria e espaços de acolhimento. Projetado para alcançar áreas onde outros navios não conseguem operar, a embarcação de quase 25 metros de comprimento poderá realizar quatro missões anuais, cada uma com até 20 dias, atendendo cerca de 4.500 pessoas por ano em até 20 localidades.
Durante a cerimônia, o Capitão-Tenente Renan Rodrigues Machado assumiu o comando do navio, que também poderá ser empregado em missões de busca e salvamento, transporte logístico e ações de apoio em enchentes e desastres naturais.
Origem e homenagem
O NAsH “Sargento Lima” tem origem na Unidade Básica de Saúde Fluvial “Mestre Quintino”, doada pela Prefeitura de Araguatins (TO) à Marinha em 2024. O nome homenageia o Primeiro-Sargento João Morais de Lima, herói da Força Naval na Segunda Guerra Mundial, que perdeu a vida no naufrágio do cruzador Bahia, em 1945, após insistir em salvar seu comandante gravemente ferido.
Autoridades presentes
A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, e contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida; do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra; e do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista.