• 4 de outubro de 2025

Mais de 760 mil candidatos fazem provas do Concurso Nacional Unificado neste domingo (5)

Tânia Rego/Agência Brasil

Mais de 760 mil candidatos devem comparecer aos locais de prova neste domingo (5) para participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. A seleção oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal, com provas aplicadas em 1.294 locais, distribuídos por 228 cidades em todo o país.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame, orientam os inscritos a verificarem com antecedência o cartão de confirmação, disponível no site oficial do CNU 2025. O documento informa o endereço completo do local de prova, horário de apresentação, número de inscrição e, quando aplicável, dados sobre atendimento especializado ou uso de nome social.

As provas começam às 13h (horário de Brasília), tanto para cargos de nível superior quanto para os de nível médio e técnico. Os portões serão fechados às 12h30, meia hora antes do início das provas. A duração será de até 18h para nível superior e 16h30 para nível intermediário.

Documentos e materiais permitidos

Para realizar o exame, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto. Serão aceitos documentos físicos e digitais, desde que exibidos em aplicativos oficiais com login GOV.BR, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital. Impressões, fotos ou cópias não serão aceitas.

São considerados documentos oficiais: carteiras expedidas por Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação, Corpos de Bombeiros, órgãos fiscalizadores de exercício profissional, além de passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteiras funcionais e carteira de trabalho.

Os candidatos devem levar caneta esferográfica preta ou azul (de material transparente), além do cartão de confirmação. Embora o cartão não precise estar impresso, a recomendação é tê-lo em mãos para facilitar a localização da sala. Também é permitido levar água e alimentos leves em embalagens transparentes e sem rótulo.

Itens proibidos

Entre os objetos proibidos estão celulares, relógios, fones de ouvido, tablets e qualquer outro eletrônico, que deverão ser lacrados em envelope individual. Também não será permitido o uso de óculos escuros, chapéus, lápis, borracha ou corretivo, além de alimentos e bebidas em recipientes opacos.

Próximas etapas

O resultado das provas objetivas e a convocação para a prova discursiva estão previstos para o dia 12 de novembro. A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, e o resultado final deve ser divulgado em 30 de janeiro de 2026. O CNU tem como objetivo unificar os concursos públicos federais em um único processo seletivo, ampliando a transparência e facilitando o acesso da população às oportunidades no serviço público.

Relacionadas

Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção

Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção

Por 370 a 110 votos, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) o texto-base projeto de lei de combate ao crime organizado…
Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto; pedidos vão até 21 de novembro

Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto;…

Já está aberto o prazo para solicitar a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido deve…
Operação contra Banco Master apreendeu carros de luxo, obras de arte, relógios e R$ 1,6 mi em dinheiro em espécie

Operação contra Banco Master apreendeu carros de luxo, obras…

A Polícia Federal apreendeu carros de luxo, obras de arte, relógios de alto valor e cerca de R$ 1,6 milhão em…