- 12 de janeiro de 2026
Mais de 250 bons condutores renovam CNH automaticamente e de graça no Pará
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) informou que renovou automaticamente 291 Carteiras de Habilitação, a CNH, sem nenhum custo para o condutor. A renovação automática da CNH foi iniciada na tarde da última sexta-feira, 9, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A nova facilidade é viabilizada pelo novo processo de habilitação em vigor no Brasil, através do programa CNH do Brasil.
Como ser bom condutor?
De acordo com as novas regras, em 2026 o motorista classificado como “bom condutor” pode renovar a habilitação, ou ter a carteira definitiva emitida diretamente pela Senatran, sem pagar nenhuma taxa. Para isso, não pode ter multas ou infrações nos últimos 12 meses seguidos, e estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). É uma espécie de premiação ao motorista responsável, que conduz o veículo dentro das normas de trânsito.
Antes, ao renovar a CNH, o usuário precisava pagar uma taxa ao Detran e realizar os exames obrigatórios. Agora, com as novas regras, a própria Senatran controla a data do vencimento e emite instantaneamente a versão digital da Carteira. O usuário é avisado da emissão automática por meio do aplicativo CNH do Brasil.

O mesmo ocorre com a emissão da Carteira definitiva. Caso o condutor queira o documento impresso deverá solicitar ao Detran, mediante o pagamento da taxa. Atualmente, qualquer motorista pode dirigir apenas com a CNH digital no celular sem ter problemas com a fiscalização.
O órgão também esclarece que todo o processo é realizado pelo sistema da Senatran. Quando o documento vence, a atualização é feita diretamente na base nacional. Além da renovação do documento, os condutores beneficiados passam a receber o selo de Bom Condutor, que fica visível no aplicativo como forma de reconhecimento pelo comportamento exemplar.
“Pedimos aos condutores do Pará que fiquem atentos a essas mudanças que vêm sendo adotadas pela Senatran para que dirijam com prudência e responsabilidade, de forma que todos possam usufruir desse benefício, que é prático e sem custo para o bom motorista”, ressalta a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.