- 19 de novembro de 2025
Lula se reúne com a sociedade civil em Belém e defende caminho para o fim dos fósseis em documento final da COP30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira com membros da sociedade civil em Belém. Estavam presentes cientistas, representantes das comunidades indígenas, de organizações e de redes de organizações de todo o mundo. Entre as demandas apresentadas está que o “caminho” (road map) para a superação dos fósseis esteja no texto decisório da COP30, o que não ocorreu no primeiro esboço do documento, apresentado na terça-feira. O ministro das Cidades, Jader Filho, informou que uma reunião para tratar sobre o tema esta marcada para esta noite.
Relatos de participantes da reunião contam que delegações telefonam para seus governos para fazer consultas após falar com Lula. A China foi um desses países. Por outro lado, ainda há resistência entre os países árabes.
O primeiro esboço do texto decisório da COP30, apresentado na terça-feira, não faz menção clara a um roteiro para descontinuar o uso de combustíveis fósseis. Naquele mesmo dia, um grupo de países liderado pelas Ilhas Marshall realizou uma coletiva de imprensa para defender que o documento, ainda em discussão, faça menção mais clara e contundente ao tema. Estavam presentes representantes da Alemanha, Reino Unido, Espanha, Suécia, Quênia, Serra Leoa e Colômbia. Segundo os organizadores, mais de 80 países já apoiam a ideia.
Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima, ressaltou a necessidade de tratar sobre o fim dos combustíveis fósseis no documento final da conferência e destacou que o presidente se disse comprometido a isso.
— A impressão que eu tenho é que Lula está extremamente convencido de que o que ele propôs é o caminho certo. O máximo que ele falou em relação à negociação foi que vai continuar defendendo o road map. Ele falou: “Eu vou defender aqui, vou defender no G7, vou defender no G20, vou defender em outros lugares” — afirma Astrini.