• 4 de novembro de 2025

Lula sanciona lei que transforma Belém em capital do Brasil

foto: Ricardo Stuckert/Ascom Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (4) a lei que torna Belém a capital temporária do Brasil durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), principal evento global sobre questões ambientais. A norma foi publicada na edição desta manhã do Diário Oficial da União (DOU).

O projeto, aprovado pelo Congresso Nacional em outubro, estabelece que Belém será a capital simbólica do país entre os dias 11 e 21 de novembro, período em que ocorre a conferência.

Durante esses dias, os atos oficiais do Poder Executivo deverão trazer o registro de Belém como sede, e autoridades dos Três Poderes poderão despachar diretamente da capital paraense.

Relacionadas

Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra o Avaí é demitida

Mulher que atacou torcedores do Remo em partida contra…

A torcedora do Avaí, Ana Costa Milena Schwtzer, flagrada com exclusividade pela nossa equipe proferindo ataques de injúria e xenofobia contra…
Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos na COP30

Brasil e França somam esforços em defesa dos oceanos…

Uma Força-Tarefa Oceânica foi anunciada nesta terça-feira, 18/11, durante um encontro ministerial de alto nível na COP30. A iniciativa, liderada pelo…
Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler e Senado aprova censura a Merz

Governo da Alemanha se retrata após fala de chanceler…

O governo da Alemanha divulgou, nesta semana uma nota de retratação após as declarações do chanceler Friedrich Merz sobre Belém, feitas…