- 2 de outubro de 2025
Lula no Pará: presidente cumprirá agenda em Breves e Belém a partir de hoje (02)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Pará nesta quinta-feira (2) para uma série de compromissos que combinam a preparação de Belém para sediar a COP30, em 2025, e a retomada de obras paralisadas na educação no arquipélago do Marajó. A agenda se estende até sexta-feira (3).
A primeira parada será em Breves, no Marajó, onde Lula, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, inaugura a Creche Afonso Brito, às 11h. A obra começou em 2011 e ficou mais de uma década parada, como outras cem construções escolares da região. Às 12h30, na Orla de Breves, o presidente participa de um evento do MEC que vai anunciar a retomada de obras de infraestrutura educacional dentro do programa FNDE Chegando Junto, voltado a regiões com maiores índices de vulnerabilidade.
De volta a Belém, às 16h30, Lula visita as obras do Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer que incluirá o Museu das Amazônias, que será palco da exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado. O roteiro inclui ainda o Centro Gastronômico e o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaços voltados para sustentabilidade, ciência e novos bionegócios.
Na sexta (3), a agenda será voltada às obras de infraestrutura da capital. Às 9h, Lula visita as frentes de macrodrenagem e urbanização do Canal da União, seguido, às 10h, pela vistoria do Parque da Cidade, que será o coração da COP30. À tarde, a partir das 13h30, ele participa da cerimônia de anúncios de investimentos em drenagem e da inauguração do Parque Linear da Nova Doca.
Com a agenda dupla, o governo busca mostrar avanços na preparação de Belém para receber a conferência climática da ONU e, ao mesmo tempo, retomar compromissos com a educação básica em uma das regiões mais vulneráveis do país.