• 2 de outubro de 2025

Lula no Pará: presidente cumprirá agenda em Breves e Belém a partir de hoje (02)

Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Pará nesta quinta-feira (2) para uma série de compromissos que combinam a preparação de Belém para sediar a COP30, em 2025, e a retomada de obras paralisadas na educação no arquipélago do Marajó. A agenda se estende até sexta-feira (3).

A primeira parada será em Breves, no Marajó, onde Lula, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, inaugura a Creche Afonso Brito, às 11h. A obra começou em 2011 e ficou mais de uma década parada, como outras cem construções escolares da região. Às 12h30, na Orla de Breves, o presidente participa de um evento do MEC que vai anunciar a retomada de obras de infraestrutura educacional dentro do programa FNDE Chegando Junto, voltado a regiões com maiores índices de vulnerabilidade.

De volta a Belém, às 16h30, Lula visita as obras do Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer que incluirá o Museu das Amazônias, que será palco da exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado. O roteiro inclui ainda o Centro Gastronômico e o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaços voltados para sustentabilidade, ciência e novos bionegócios.

Na sexta (3), a agenda será voltada às obras de infraestrutura da capital. Às 9h, Lula visita as frentes de macrodrenagem e urbanização do Canal da União, seguido, às 10h, pela vistoria do Parque da Cidade, que será o coração da COP30. À tarde, a partir das 13h30, ele participa da cerimônia de anúncios de investimentos em drenagem e da inauguração do Parque Linear da Nova Doca.

Com a agenda dupla, o governo busca mostrar avanços na preparação de Belém para receber a conferência climática da ONU e, ao mesmo tempo, retomar compromissos com a educação básica em uma das regiões mais vulneráveis do país.

Relacionadas

Ministro cobra solução para vazamento de água em minas da Vale

Ministro cobra solução para vazamento de água em minas…

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou nesta segunda-feira (26) um ofício à Agência Nacional de Mineração (ANM) para…
Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto de Chagas por transmissão oral após década de alertas

Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto…

Já são 40 casos confirmados com ao menos quatro mortes por doença de Chagas, que acenderam o alerta dos órgãos de…
Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen ficar com R$ 5 milhões em bens do tio

Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen…

Um levantamento feito em todos os cartórios de São Paulo comprovou que Miguel Abdalla Netto, de 76 anos, não deixou testamento.…