- 4 de novembro de 2025
Lula diz que queria que Trump viesse ao Pará: “Se comer uma maniçoba, nunca mais vai ter mau humor”
Durante entrevista concedida a jornalistas estrangeiros nesta terça-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que gostaria de contar com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém. O encontro de chefes de Estado está programado para os dias 6 e 7 de novembro, mas o governo norte-americano já confirmou que não enviará representantes.
Em tom descontraído, Lula comentou que gostaria que o republicano visitasse a Amazônia. “Eu sinceramente queria que o Trump viesse aqui. Queria que ele viesse para ver o que é floresta. Se ele comer uma maniçoba, nunca mais vai ter mau humor”, brincou o presidente. A maniçoba é um prato típico do Pará, conhecido como a “feijoada paraense”, preparado com folhas de mandioca cozidas por vários dias para eliminar substâncias tóxicas.
Lula afirmou ainda ter reiterado o convite a Trump durante uma conversa realizada no fim de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia. “Eu insisti para ele vir aqui. Disse: ‘Vá conhecer a Amazônia. Você vai perceber que o humor da gente fica maravilhosamente bom”, contou.