• 6 de janeiro de 2026

Jovem morre após contrair doença de chagas e família suspeita de local interditado em Ananindeua

Reprodução

A morte de um jovem de 26 anos, morador de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, está sob suspeita relacionada a um local de venda de açaí interditado na Cidade Nova 6, depois de denúncias. A família acredita que o jovem faleceu depois de contrair a Doença de Chagas dias depois de ingerir o fruto na empresa onde trabalhava e levantou suspeitas de contaminação por doença de Chagas associada ao consumo de açaí vendido em um estabelecimento do conjunto Cidade Nova 6.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), equipes da Vigilância Sanitária estiveram no ponto denunciado, realizaram análises técnicas e interditaram, de forma preventiva, o estabelecimento sob investigação. A medida, segundo a prefeitura, visa proteger a saúde da população até a conclusão dos procedimentos técnicos. A pasta também detalhou que confirmou três casos de doença de chagas nos últimos dias e que uma pessoa está hospitalizada. Todos os casos foram contraídos por via oral.

A Sesau informou ainda que o estabelecimento citado pela família do jovem não cumpria as normas sanitárias e não possuía equipamentos adequados para a produção segura do açaí. Ao todo, dez pontos de venda irregulares foram notificados na região metropolitana de Ananindeua, segundo a pasta municipal.

A vítima foi identificada como Ronald Maia. Segundo o pai, Ronaldo Maia, o jovem ficou internado por sete dias no pronto-socorro da avenida Augusto Montenegro. “Os médicos disseram que era pneumonia, depois falaram em outra coisa. Quando definiram que era doença de Chagas, o quadro já estava muito complicado”, relatou.

Ainda segundo a família, o açaí teria sido comprado no único ponto de venda próximo à empresa onde Ronald trabalhava, local que foi interditado pelas autoridades sanitárias, é o que suspeita a família. Um colega de trabalho do jovem também foi diagnosticado com a doença.

A Secretaria de Saúde de Ananindeua informou que não havia registro oficial, até o momento, da morte associada ao consumo do açaí investigado, mas confirmou que uma pessoa segue em observação em uma unidade hospitalar. A prefeitura reforçou que realiza vistorias periódicas nos pontos de comercialização de açaí e que continua acompanhando os casos, prestando assistência às pessoas afetadas.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que a Coordenação de Combate à Doença de Chagas teve conhecimento da informação sobre um possível caso da doença no município de Ananindeua. No entanto, até o momento, não há registro oficial no sistema de informações em saúde, procedimento necessário que deve ser feito pelo município. A Sespa também informou que atuou de forma intensiva no monitoramento da situação, realizando reuniões frequentes com a Secretaria Municipal de Saúde e oferecendo suporte técnico para a execução das ações de vigilância, que são de responsabilidade do município.

Procurada, a Prefeitura de Ananindeua informou que recebeu a notificação de óbito do jovem. Também informou que, no momento, aguarda mais informações para o esclarecimento do caso e ressaltou que a Vigilância em Saúde já iniciou uma investigação local.

De acordo com os dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Pará registrou 470 casos de Doença de Chagas em 2025, e nenhum caso, até o momento, em 2026.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…