• 23 de outubro de 2025

Integrante do Comando Vermelho é condenado a mais de 20 anos por ameaçar policial militar e família no Pará

Foto: Ricardo Lima

A Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém condenou E. S. C. a a mais de 20 anos de prisão, em regime inicial fechado, além do pagamento de 900 dias/multa, pelos crimes de integração a organização criminosa armada e ameaça a agente de segurança pública e seus familiares. A sentença foi publicada nesta quinta-feira (23).

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o condenado, apontado como integrante da facção Comando Vermelho, utilizou perfis falsos em redes sociais para ameaçar de morte o sargento da Polícia Militar do Pará Elson Barbosa Gentil e seus filhos, Wesley Rodrigo Rocha Gentil e Kleber Lucas Rocha Gentil.

As publicações afirmavam que o policial havia sido “decretado” pela facção – termo utilizado por organizações criminosas para indicar a execução de uma pessoa – e chegaram a oferecer R$ 50 mil pela morte do militar. As investigações tiveram início após o registro de boletim de ocorrência na delegacia de Terra Santa, no oeste do Pará.

Na decisão, o juízo reconheceu a autoria dos crimes, destacando que o réu não apenas fazia parte do Comando Vermelho, como também promovia ações em prol da facção. Ainda na sentença o juiz ressaltou que a facção é de alta periculosidade, com atuação nacional e internacional marcada pelo uso de violência extrema.

O magistrado considerou grave a culpa do acusado, em razão das ameaças e da tentativa de intimidação a agentes públicos, além do abalo psicológico causado às vítimas e do impacto das ações no clima de insegurança social.

O réu terá que cumprir as penas em regime fechado, sem direito de recorrer em liberdade.

Relacionadas

Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em protesto contra dragagem do rio Tapajós

Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em…

Indígenas de cerca de 14 etnias ocupam desde sexta-feira (23) as instalações da multinacional Cargill, em Santarém, no oeste do Pará,…
Remo volta à Série A após três décadas e encara o Vitória, em Salvador, nesta quarta (28)

Remo volta à Série A após três décadas e…

É hoje! O Remo volta a campo pela Série A do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), após 32 longos anos. A…
Ato por justiça após morte do cão Orelha mobiliza protetores de animais em Belém

Ato por justiça após morte do cão Orelha mobiliza…

A morte brutal do cãozinho Orelha, vítima de um ato de extrema crueldade cometido por adolescentes em uma praia de Florianópolis,…