- 20 de novembro de 2025
Incêndio é registrado dentro da Blue Zone da COP30, em Belém
Por volta de 14h desta quinta, 20, um incêndio foi registrado dentro da área de pavilhões da Blue Zone, espaço restrito aos chefes de Estado e negociadores da conferência, em Belém. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o volume das chamas, que consumiu parte do forro da área.
Equipes de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará atuaram rapidamente controlando o fogo evacuando o local com segurança. O fogo começou no pavilhão da África, de nome África COP30.
A organização da COP disse em nota que as equipes de segurança agiram rapidamente controlando o fogo e que nenhuma pessoa se feriu. Uma entrevista coletiva será concedida às 16h para dar mais detalhes e atualizações sobre o ocorrido. Uma ampla avaliação do corpo de bombeiros do Pará e seguranças da ONU vão averiguar a segurança da estrutura para decidir se a programação das negociações será retomada ainda hoje.
Segundo as primeiras informações, o fogo teria sido originado em função de um curto circuito com o carregamento de celulares. As autoridades seguem monitorando o local e investigam o acontecimento.
Nas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho, disse que o fogo foi controlado e que a responsabilidade do espaço é da ONU Brasil:
Em novo comunicado, a ONU informa que as atividades na Blue Zone não serão retomadas antes das 20h de hoje: “Agradecemos aos participantes pela rápida evacuação do local. O incêndio foi controlado e os danos foram limitados. Informamos que o local não reabrirá antes das 20h. Mais informações serão divulgadas em breve.”