• 4 de outubro de 2025

Ilha do Combu recebe torre 5G como parte do legado da COP30

Lucas Myriel

Um dos principais destinos turísticos de Belém (PA), a Ilha do Combu ganhou um reforço importante em sua infraestrutura. Nesta sexta-feira (3), foi instalada no local uma torre de conectividade 5G, implantada pelas operadoras de telefonia móvel em parceria com a IHS Brasil. A ação faz parte do Protocolo de Intenções firmado entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério das Comunicações (MCom) para fortalecer a infraestrutura tecnológica de Belém antes da COP30.

A Ilha do Combu abriga cerca de 600 famílias ribeirinhas e é um dos locais mais visitados por turistas na região. Com a instalação da nova torre, a expectativa é de que a conectividade traga benefícios diretos tanto para moradores quanto para visitantes, especialmente com a chegada dos mais de 40 mil participantes esperados para a conferência climática. Além de atender delegações, turistas e a imprensa internacional, o projeto deixará um legado permanente de inclusão digital para a população local.

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou o impacto social da iniciativa:

“A conectividade é hoje uma das bases para o desenvolvimento do turismo e da inclusão social. A COP30 será realizada com a melhor infraestrutura, mas o grande legado é para quem vive aqui. Estamos falando de mais oportunidades para os empreendedores do turismo e de melhores condições de vida e acesso a serviços para a população da Amazônia.”

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, reforçou que a entrega simboliza um avanço tecnológico para o país:

“A instalação dessas 15 antenas 5G em Belém é um marco para a conectividade do Brasil. Além de garantir que um dos maiores eventos globais de sustentabilidade e clima conte com a melhor infraestrutura tecnológica, estamos deixando um legado permanente para a cidade e para a população paraense, que passará a contar com mais inclusão digital, inovação e oportunidades de desenvolvimento.”

O projeto, totalmente custeado pela iniciativa privada, prevê a instalação de 15 novas antenas 5G em pontos estratégicos da capital, das quais 14 permanecerão como legado após a COP30. Os locais contemplados incluem o Parque da Cidade, o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o Aeroporto Internacional de Belém e o Mangueirão.

Relacionadas

Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto; pedidos vão até 21 de novembro

Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto;…

Já está aberto o prazo para solicitar a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido deve…
Operação contra Banco Master apreendeu carros de luxo, obras de arte, relógios e R$ 1,6 mi em dinheiro em espécie

Operação contra Banco Master apreendeu carros de luxo, obras…

A Polícia Federal apreendeu carros de luxo, obras de arte, relógios de alto valor e cerca de R$ 1,6 milhão em…
Instalação na COP30 chama atenção para violência sexual contra crianças e adolescentes

Instalação na COP30 chama atenção para violência sexual contra…

A Casa Brasil Belém recebe, durante a COP 30, a instalação Loja de Inconveniência, que tem o objetivo de alertar para…