- 16 de outubro de 2025
IFPA abre inscrições para Processo Seletivo Unificado 2026 com mais de 6,6 mil vagas em todo o Pará
O Instituto Federal do Pará (IFPA) abriu nesta quinta-feira (16) as inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2026, que oferece 6.665 vagas distribuídas entre cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e graduação. As oportunidades estão disponíveis em diversos campi do estado, e as inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 17 de novembro, exclusivamente pela internet.
A taxa de inscrição é de R$ 40 para cursos técnicos e R$ 60 para graduação. Candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa entre os dias 16 e 30 de outubro, informando o Número de Identificação Social (NIS).
Vagas e cursos
- 3.170 vagas para cursos técnicos integrados (para quem concluiu o Ensino Fundamental, com duração de até 4 anos);
- 1.775 vagas para cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio, com duração de até 2 anos);
- 1.720 vagas para cursos superiores de graduação.
Como será a seleção
Para os cursos técnicos integrados e subsequentes, a seleção será feita com base no desempenho escolar, considerando as notas de Língua Portuguesa e Matemática em anos específicos do Ensino Fundamental e Médio.
Já para os cursos de graduação, o critério de seleção será o maior desempenho no Enem entre os anos de 2021 e 2025, levando em conta a redação e as áreas de conhecimento. A Fundação CEFETMinas será responsável pela consulta automática das notas.
Cidades com oferta de vagas
As vagas estão distribuídas pelos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Belém, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia.
Ações afirmativas
Metade das vagas de cada curso é reservada a egressos de escolas públicas. A outra metade é destinada à ampla concorrência, sendo que até 50% dessas podem ser voltadas a ações afirmativas próprias do IFPA, incluindo processos de heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros.