- 29 de janeiro de 2026
Homem que arremessou filhote de cachorro em Benevides é procurado pela Polícia Civil
A Polícia Civil apura um novo episódio de violência contra animais ocorrido na Região Metropolitana de Belém. Um filhote de cachorro, com cerca de três meses de vida, morreu depois de ser jogado por cima do muro de um condomínio no município de Benevides. A ocorrência foi registrada por câmeras de monitoramento instaladas no local.
O caso foi registrado no início da noite de terça-feira (27), no Condomínio Amazon Flora. As imagens mostram um homem se aproximando do muro do residencial e lançando o filhote para a área externa. Após a queda na via pública, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu.
Segundo informações da Polícia Civil, o síndico do residencial procurou a delegacia e formalizou a denúncia contra o suspeito, que seria morador do condomínio, dando início a um inquérito policial que tramita na Delegacia de Benevides. A investigação conta com o apoio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa).
Equipes policiais chegaram a se deslocar até o endereço do homem identificado nas gravações, porém ele não foi encontrado. As diligências continuam para identificar e localizar o responsável pelo crime e a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/PA também acompanha o caso junto com a Delegacia de Benevides.
De acordo com a legislação brasileira, crimes de maus-tratos contra animais podem resultar em pena de reclusão de até cinco anos, além de multa e outras sanções previstas em lei.