- 22 de fevereiro de 2026
Homem é preso por maus-tratos após manter preguiça amarrada para abate em Muaná
Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso pela Polícia Civil na manhã de sábado (21), suspeito de maus-tratos contra um animal silvestre na zona rural do município de Muaná, no arquipélago do Marajó. A ação ocorreu por volta das 9h30, após denúncia encaminhada pelo Ministério Público. Com apoio da Guarda Municipal, os agentes se deslocaram até a região do Rio Tangarazinho para averiguar a situação.
No local, a equipe encontrou uma preguiça, espécie da fauna silvestre brasileira, amarrada por cordas, com os movimentos restringidos e em condições incompatíveis com o seu habitat natural, caracterizando situação de sofrimento. Ao ser questionado, o suspeito confessou que mantinha o animal no local para abatê-lo e utilizá-lo para consumo. Diante do flagrante, ele foi conduzido à unidade policial para os procedimentos legais e responderá por maus-tratos a animais.
A preguiça foi levada à delegacia, recebeu atendimento veterinário e, em seguida, foi encaminhada ao órgão ambiental competente, que providenciou a devolução do animal ao seu habitat natural.