• 9 de fevereiro de 2026

Homem é preso após ser flagrado jogando lixo em canal no bairro do Guamá, em Belém

Foto: Reprodução/Guarda Muncipal de Belém

Um homem foi preso em flagrante após ser flagrado descartando lixo em um canal na Rua dos Mundurucus, no bairro do Guamá, em Belém, na manhã desta segunda-feira (9). A prisão ocorreu durante uma ação de fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), com apoio do Grupamento de Prevenção a Crimes Ambientais da Guarda Municipal.

A ocorrência foi registrada em um ponto crítico da cidade, no Canal do Tucunduba, nas proximidades da Passagem Brasília, onde o suspeito foi flagrado jogando móveis dentro do canal. O material e o carrinho utilizado no transporte foram apreendidos, e o homem foi encaminhado à Delegacia da Terra Firme.

Com esta ocorrência, já chega a 100 o número de pessoas presas em Belém por descarte irregular de resíduos, resultado do reforço nas ações de fiscalização em vias públicas e canais da capital. Segundo a Prefeitura, o objetivo é combater práticas que causam alagamentos, danos ambientais e riscos à saúde da população.

O município reforça que o descarte irregular de lixo é crime ambiental, previsto em lei, e orienta a população a utilizar os ecopontos e o serviço Disque Entulho para o descarte correto de resíduos. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 153.

Relacionadas

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha será apurada pelo Ministério Público

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha…

A conduta do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, no caso da investigação de maus-tratos ao cão comunitário Orelha, é alvo…
Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

A família do paraense Wesley Adriano Silva, conhecido como “SGT Índio”, confirmou nesta terça-feira (10) sua morte em combate na guerra…
MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua em Belém e pede multa de R$ 354 mil contra a Prefeitura

MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua…

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal a aplicação de multas que, somadas, ultrapassam R$ 354 mil contra o…