• 11 de setembro de 2025

Homem chama atenção em Belém ao andar nu de bicicleta em avenida

Reprodução: redes sociais

Não é a primeira vez que pessoas saem nuas pelas ruas, seja por comportamentos derivados de doença mental, seja por abandono parental, seja por inusitados protestos. Aconteceu de novo na madrugada desta quinta-feira (11), em Belém. Um homem completamente nu foi visto na avenida Governador José Malcher, próximo da Alcindo Cacela, pedalando em sua bicicleta.

Não se sabe o que levou o homem a sair às ruas peladão numa bicicleta, mas a situação chamou a atenção de quem passava pelo local. Houve quem fotografasse a cena, para postar na internet, como foi o caso do cantor conhecido como Mc Loro. A foto dele foi reproduzida pelo portal Estado do Pará Online.

O gesto de tirar a roupa em público já foi usado, mais de uma vez, em protestos pelo Brasil e pelo mundo. Em Belém, durante o Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação, em 1984, participantes do evento fizeram uma passeata em que alguns estudantes tiraram a roupa em frente ao Banco da Amazônia, numa rápida manifestação pela volta da democracia e contra a censura no Brasil. 

Em março do ano passado, uma manifestação chamada “Pedalada Pelada” repercutiu na imprensa e nas redes sociais. Dezenas de pessoas pedindo “mais amor, menos motor” dispensaram as roupas para um passeio de bicicleta engajado pela Avenida Paulista, em São Paulo. Todos pedladões.

Em Londres, já virou tradição. Desde 2002, centenas de pessoas descartam as roupas tradicionais e vão vestidos somente com as roupas íntimas e a parte de cima do vestuário para as estações de metrô mais importantes da capital inglesa, a cada início de ano. De cuecas e calcinhas, a manifestação bem humorada se chama “No Trousers Tube Ride” (passeio de metrô sem calças) e acontece em uma época de frio rigoroso.

Segundo o jornal The Independent, tudo começou com uma brincadeira e ganhou ares de protesto  com o tempo, mas sem um tema definido, apenas a intenção de tornar o mundo mais descontraído.

Além de Londres, o evento já se repetiu em Nova York (EUA), Xangai (China), Berlim (Alemanha), Istambul (Turquia), Lisboa (Portugal), Tóquio (Japão) e Toronto (Canadá).

Em Belém do Pará, cidade prestes a se tornar a capital do planeta com a COP 30, o peladão caladão e solitário da José Malcher deve ter tido seus próprios motivos. Mas que está sintonizado com o mundo, isso ele está.

Relacionadas

Lula se reúne com a sociedade civil em Belém e defende caminho para o fim dos fósseis em documento final da COP30

Lula se reúne com a sociedade civil em Belém…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira com membros da sociedade civil em Belém. Estavam presentes cientistas, representantes…
“O mundo está observando”: mensagem final de Simon Stiell marca encerramento da Ação Climática na COP30

“O mundo está observando”: mensagem final de Simon Stiell…

“O mundo está observando.” A frase, dita pelo Secretário-Executivo da ONU para Mudanças Climáticas, Simon Stiell, guiou o tom de seu…
Remo é confirmado na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026

Remo é confirmado na Copa São Paulo de Futebol…

O Remo garantiu presença na 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, um dos torneios de base mais importantes…