- 11 de setembro de 2025
Helder anuncia integração do BRT Metropolitano até Castanhal
O governador Helder Barbalho anunciou na última quarta-feira (10) a integração do sistema do BRT Metropolitano até Castanhal. A medida vai permitir que moradores do município se desloquem até Belém pagando uma passagem única, no valor de R$ 4,60. Foi solicitada à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), um estudo de viabilidade para incluir a cidade na operação do transporte integrado.
“Estamos anunciando a participação de Castanhal no sistema BRT Metropolitano, para que os moradores que necessitem se deslocar até Marituba, Ananindeua e Belém, incluindo o Ver-o-Peso, São Brás e a Universidade Federal do Pará (UFPA), estejam integrados ao sistema, que iniciará sua operação a partir de outubro. Estamos facilitando o ir e vir das pessoas e reduzindo o custo”, afirmou o governador.
As obras do BRT Metropolitano chegaram à 90% de sua conclusão, com o sistema entrando em fase de operação assistida em outubro. O projeto inclui 13 estações e 13 passarelas ao longo da faixa expressa, entre o Entroncamento até o município de Marituba.
Serão 265 ônibus novos, sendo 40 elétricos, equipados com ar-condicionado e Wi-Fi. Eles atenderão a linha expressa entre Marituba e São Brás, e as linhas alimentadoras que ligarão bairros aos terminais do BRT Metropolitano. Com o sistema em funcionamento será possível utilizar mais de um ônibus pagando uma única passagem.