• 2 de fevereiro de 2026

Greve dos professores ganha apoio de pais e responsáveis em ato na Semec, em Belém

Reprodução: Redes sociais

Pais, mães e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino se uniram aos professores em mais um dia de mobilização pela educação pública em Belém. O grupo realizou um ato em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semec) na manhã desta segunda-feira (2), em apoio à greve dos professores, iniciada no último 19 de janeiro, e para cobrar mudanças na política educacional adotada pela gestão municipal. A manifestação começou por volta das 9h.

O protesto ocorre em meio à paralisação da categoria, que contesta alterações recentes na legislação municipal. Entre as principais reivindicações estão a revogação da Lei nº 10.266/26, que instituiu o novo Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores, além do novo Estatuto do Magistério e da nova matriz curricular implementada pelo Executivo.

Durante o ato, organizado principalmente por mães e responsáveis de alunos da educação infantil, a professora Silvia Letícia, da Coordenação do Sintepp Belém, destacou a convergência das pautas. “A luta é uma só: em defesa da educação pública, pela revogação da Lei 10.266/26, pelo fim da matriz curricular e pela contratação via concurso público de novos professores para a educação infantil”, afirmou.

O tom crítico também marcou as falas de responsáveis presentes. Uma mãe de criança PCD, que ajudou a organizar a manifestação, fez duras críticas à gestão municipal. “Assim como demitimos o antigo prefeito, nós vamos demitir o Igor Tik Tok, o prefeito ‘mãos de tesoura’”, declarou. Ela reforçou o apoio à greve: “Estamos com vocês, professores; o Sintepp pode contar com mães e responsáveis de alunos das escolas municipais”.

A mobilização desta segunda-feira dá sequência a outros atos realizados pela categoria. Na última quarta-feira (28), professores protestaram em frente ao Conselho Municipal de Educação (CME), durante uma reunião entre gestores da Semec e dirigentes do Sintepp Belém.

Após o ato em frente à secretaria, uma comissão formada por mães e representantes do Sintepp foi recebida pela chefia de gabinete da Semec, que informou não haver encaminhamentos no momento, já que a secretária Beatriz Morrone não estava no prédio.

Uma nova reunião foi agendada para quinta-feira (5), às 14h, entre a comissão de mães, responsáveis e o Sintepp Belém. A expectativa do movimento é de que, desta vez, a secretária municipal de Educação receba o grupo para discutir as reivindicações apresentadas.

Relacionadas

Após Temporal, Prefeitura de Belém intensifica limpeza de canais e bueiros

Após Temporal, Prefeitura de Belém intensifica limpeza de canais…

Com a intensificação das chuvas do inverno amazônico e a influência da maré alta, a Prefeitura de Belém tem reforçado os…
Denúncias de violência contra a mulher sobem 20% no Pará e pressionam pacto entre poderes para conter o feminicídio

Denúncias de violência contra a mulher sobem 20% no…

Está marcada para a próxima quarta-feira, 4, a assinatura do novo Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, uma iniciativa estratégica que…
Senado aprova programa que garante gás de cozinha gratuito para famílias de baixa renda

Senado aprova programa que garante gás de cozinha gratuito…

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a criação de uma nova política pública que garante botijão de gás gratuito ou…