- 2 de fevereiro de 2026
Greve dos professores ganha apoio de pais e responsáveis em ato na Semec, em Belém
Pais, mães e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino se uniram aos professores em mais um dia de mobilização pela educação pública em Belém. O grupo realizou um ato em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semec) na manhã desta segunda-feira (2), em apoio à greve dos professores, iniciada no último 19 de janeiro, e para cobrar mudanças na política educacional adotada pela gestão municipal. A manifestação começou por volta das 9h.
O protesto ocorre em meio à paralisação da categoria, que contesta alterações recentes na legislação municipal. Entre as principais reivindicações estão a revogação da Lei nº 10.266/26, que instituiu o novo Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores, além do novo Estatuto do Magistério e da nova matriz curricular implementada pelo Executivo.
Durante o ato, organizado principalmente por mães e responsáveis de alunos da educação infantil, a professora Silvia Letícia, da Coordenação do Sintepp Belém, destacou a convergência das pautas. “A luta é uma só: em defesa da educação pública, pela revogação da Lei 10.266/26, pelo fim da matriz curricular e pela contratação via concurso público de novos professores para a educação infantil”, afirmou.
O tom crítico também marcou as falas de responsáveis presentes. Uma mãe de criança PCD, que ajudou a organizar a manifestação, fez duras críticas à gestão municipal. “Assim como demitimos o antigo prefeito, nós vamos demitir o Igor Tik Tok, o prefeito ‘mãos de tesoura’”, declarou. Ela reforçou o apoio à greve: “Estamos com vocês, professores; o Sintepp pode contar com mães e responsáveis de alunos das escolas municipais”.
A mobilização desta segunda-feira dá sequência a outros atos realizados pela categoria. Na última quarta-feira (28), professores protestaram em frente ao Conselho Municipal de Educação (CME), durante uma reunião entre gestores da Semec e dirigentes do Sintepp Belém.
Após o ato em frente à secretaria, uma comissão formada por mães e representantes do Sintepp foi recebida pela chefia de gabinete da Semec, que informou não haver encaminhamentos no momento, já que a secretária Beatriz Morrone não estava no prédio.
Uma nova reunião foi agendada para quinta-feira (5), às 14h, entre a comissão de mães, responsáveis e o Sintepp Belém. A expectativa do movimento é de que, desta vez, a secretária municipal de Educação receba o grupo para discutir as reivindicações apresentadas.