• 29 de dezembro de 2025

Governo investe 13 milhões em lavanderias públicas para facilitar o trabalho doméstico

Reprodução: Mayara Vita/MDS

O governo federal anunciou um investimento de R$ 13 milhões para a implantação de 17 lavanderias públicas e comunitárias em diferentes regiões do país. A iniciativa integra a Política Nacional de Cuidados, sancionada em dezembro de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e tem como objetivo principal reduzir o tempo dedicado ao trabalho doméstico, especialmente pelas mulheres, promovendo autonomia, dignidade e justiça de gênero.

De acordo com o Ministério das Mulheres, as lavanderias serão espaços multifuncionais, equipados com áreas de lavagem e secagem, além de sala multiuso para cursos e oficinas, brinquedoteca e recepção. A proposta vai além do serviço básico: os locais devem abrigar atividades formativas sobre economia, divisão justa do trabalho doméstico, além de ações culturais e de lazer voltadas à comunidade.

“Quando liberamos tempo para as mulheres, estamos devolvendo dignidade, autonomia e oportunidade de participação plena na sociedade. Não se trata apenas de lavar roupas, mas de mudar uma cultura e garantir justiça de gênero”, afirmou a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Mais lavanderias serão inauguradas nos próximos meses. Reprodução: Mayara Vita/MDS.

primeira lavanderia pública foi inaugurada em maio de 2025, no município de Caruaru, em Pernambuco, com investimento de R$ 471,8 mil. O governo federal já firmou convênios para a implantação de novas unidades nos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Ceará e Bahia.

COMO UTILIZAR?

Para utilizar o serviço, é necessário realizar agendamento prévio na lavanderia e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Embora o projeto tenha sido pensado para atender principalmente as mulheres, homens também poderão fazer uso das máquinas.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2022, do IBGE, mostram que as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais às tarefas domésticas, enquanto os homens gastam 11,7 horas. A carga é ainda maior entre mulheres negras, idosas e de baixa renda, público prioritário da política.

O governo destaca ainda que as lavanderias públicas serão equipadas com máquinas de alta eficiência, com menor consumo de água e energia elétrica. A expectativa é reduzir os gastos das famílias com contas domésticas e, ao mesmo tempo, promover práticas mais sustentáveis.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…