• 14 de agosto de 2025

Fórum de Governadores: 19 assinam carta de apoio à COP em Belém

Reprodução: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Governadores e vice-governadores de 19 estados do Brasil assinaram, na quarta-feira (13), uma carta de apoio à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 30), marcada para novembro de 2025, em Belém. O documento foi firmado ao fim do XVII Fórum Nacional dos Governadores, realizado no Parque da Cidade, espaço que será a sede principal do evento.

A carta reafirma apoio irrestrito à conferência e à Cúpula dos Líderes, destacando “o significado de seu propósito de realização na região amazônica” e “as providências estruturais adotadas para garantir seu sucesso”. O texto também reforça o compromisso dos estados com as diretrizes climáticas globais, a soberania da Amazônia e o reconhecimento dos direitos dos povos originários.

O encontro, iniciado às 10h, contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião da COP 30, e do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional do evento. Na pauta, foram apresentados eixos como descarbonização, financiamento climático, justiça ambiental e transição energética.

O Parque da Cidade, atualmente em requalificação, abrigará a Blue Zone — dedicada às negociações oficiais entre países — e a Green Zone, voltada para debates com a sociedade civil, manifestações culturais e iniciativas de ciência e inovação sustentável.

“A COP30 será em Belém, na Amazônia, mas deve ser vista como a COP do Brasil. O sucesso da conferência será o sucesso do Brasil, porque aquilo que concebermos aqui posicionará o nosso país como líder da agenda da sustentabilidade, permitindo que a floresta viva valha mais do que a floresta morta”, concluiu o governador.

Assinaram o documento: Gladson Camelí (Acre), Ronaldo Lessa (Alagoas), Clécio Luís (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Jade Romero (Ceará), Renato Casagrande (Espírito Santo), Daniel Vilela (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Barbosinha (Mato Grosso do Sul), Helder Barbalho (Pará), Lucas Ribeiro (Paraíba), Raquel Lyra (Pernambuco), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Gabriel Souza (Rio Grande do Sul), Sérgio Gonçalves (Rondônia), Felicio Ramuth (São Paulo), Fábio Mitidieri (Sergipe) e Wanderlei Barbosa (Tocantins).

O coordenador do Fórum, Ibaneis Rocha (Distrito Federal), destacou que a reunião fortalece a cooperação entre os estados na preparação da conferência.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…