- 8 de setembro de 2025
Feirantes do Guamá fecham via em protesto e cobram entrega da nova feira
De novo, feirantes do bairro do Guamá fecharam a avenida José Bonifácio com a avenida Barão de Igarapé-Miri, uma das áreas mais movimentadas do bairro, em protesto pedindo diálogo com a prefeitura de Belém pela conclusão das obras da nova feira do bairro, que se arrasta há mais de dois anos. O bloqueio feito com caixas, cartazes e pedaços de pau e madeira provocou transtornos a motoristas e deixou o trânsito lento no local.
Os manifestantes já haviam realizado outro protesto pelo mesmo motivo, na quinta, 4.
Desta vez, os feirantes afirmam que só vão desfazer a interdição se forem atendidos pela prefeitura, que enviei um representante ao local para ouvir as reivindicações dos mesmos.
Os trabalhadores pedem a conclusão das obras da nova feira, que está em atraso. Sobretudo porque os permissionários estão sofrendo trabalhando no espaço provisório na travessa Mucajá, ao lado do local onde já deveria estar funcionando a nova feira. Neste espaço improvisado, de acordo com os feirantes, o local é estreito, abafado, insalubre, e são vistos com frequência ratos, baratas e demais insetos.
No protesto da última semana, a prefeitura afirmou que houve uma pausa nas obras para que ajustes fossem feitos, mas ressaltou que está providenciando mais operários para acelerar a entrega da nova feira do Guamá, prevista para ser entregue em outubro.