- 15 de outubro de 2025
Fé e alegria marcam a 23ª Romaria da Juventude, que deve reunir 60 mil jovens em Belém
A juventude paraense volta a colorir as ruas de Belém neste sábado (18) durante a 23ª edição da Romaria da Juventude, a nona procissão oficial do Círio 2025. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é reunir cerca de 60 mil jovens em uma caminhada de fé e celebração que partirá às 16h da Paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Cremação, com destino à Praça Santuário, em Nazaré.
Com o tema “Com Maria, Nossa Mãe e Rainha, caminhamos com Cristo, nossa Esperança”, a romaria é organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em parceria com as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém. Antes da saída, será celebrada às 15h a missa de envio, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo de Macapá (AP).
O percurso de 5,4 km segue pelas avenidas Alcindo Cacela e Nazaré, além da travessa Padre Eutíquio e rua Gama Abreu, com duração estimada de 2h30. O encerramento está previsto para 18h30, com missa presidida por Dom Francisco Biasin, bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ). A decoração do carro berlinda ficará sob a responsabilidade da artista Simone Cosme.
Criada em 2001, a Romaria da Juventude surgiu com saída da Comunidade São Brás e se consolidou como um dos momentos mais vibrantes da quadra nazarena. É também uma das duas procissões oficiais do Círio que alteram o percurso a cada edição, fortalecendo o protagonismo juvenil dentro da Igreja e incentivando o engajamento dos jovens nos processos de evangelização e formação.
“A Romaria da Juventude é sempre um dos momentos mais emocionantes da quadra. Ver milhares de jovens caminhando com alegria, fé e respeito pelas ruas de Belém é um sinal forte de esperança para a nossa Igreja e para a sociedade. Eles mostram que a devoção a Nossa Senhora de Nazaré está viva e em constante renovação”, destacou Mário Tuma Jr., diretor de Procissões da DFN.