• 19 de fevereiro de 2026

Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido por conduta imprópria

Reprodução: Steve Parsons/AP

O ex-príncipe britânico Andrew Mountbatten-Windsor foi preso nesta quinta-feira (19) em sua residência no Reino Unido, em meio a investigações sobre possíveis ligações com o financista Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela BBC.

A Polícia do Vale do Tâmisa confirmou a prisão de um homem de 66 anos, no dia do seu aniversário, nesta quinta, sob suspeita de conduta imprópria no exercício de cargo público, após o que classificou como uma “avaliação minuciosa” do caso.

Segundo a polícia, foram realizadas buscas em dois endereços ligados ao suspeito, um em Berkshire, a oeste de Londres, e outro em Norfolk, no leste da Inglaterra. A Polícia de Norfolk confirmou apoio às operações.

A prisão ocorre cerca de uma semana após a abertura de investigação para apurar se Andrew teria enviado relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein enquanto atuava como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional. De acordo com a BBC, caso seja considerado culpado por má conduta no exercício de cargo público, ele pode enfrentar pena de prisão perpétua.

O subchefe de polícia Oliver Wright afirmou que a investigação busca preservar a integridade e a objetividade do processo. Andrew deverá permanecer sob custódia por até 96 horas antes de eventual interrogatório formal.

O ex-príncipe aparece em diversos documentos relacionados ao caso Epstein divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Ele também foi acusado de agressão sexual por Virginia Giuffre, uma das principais denunciantes do escândalo, quando ela ainda era menor de idade. Andrew sempre negou as acusações.Virginia Giuffre morreu em abril de 2025, na Austrália, aos 41 anos, segundo informou sua família.

Pressão sobre a família real

As revelações envolvendo Andrew aumentaram a pressão sobre a família real britânica. O príncipe William e a princesa Kate Middleton declararam estar “profundamente preocupados” com o caso. Até a última atualização, o Palácio não havia se pronunciado oficialmente sobre a prisão.

Em outubro, Andrew foi destituído de seus títulos reais por seu irmão, o rei Charles III, após novos desdobramentos sobre sua relação com Epstein. Ele também deixou sua residência oficial em Windsor e passou a viver em uma propriedade em Sandringham.

O ex-príncipe nega todas as acusações, tanto relacionadas ao suposto envio de documentos confidenciais quanto às alegações de abuso sexual.

*Com informações de BBC.

Relacionadas

Paysandu x Tuna Luso: onde assistir e tudo sobre o duelo pelas quartas do Parazão

Paysandu x Tuna Luso: onde assistir e tudo sobre…

Pelas quartas de final do Campeonato Paraense, o Paysandu recebe a equipe da Tuna Luso, no Estádio da Curuzu, em Belém.…

Bolsa Família não retira mulheres do trabalho, diz estudo.…

Um estudo recente do Fundo Monetário Internacional (FMI), destacado em reportagem da revista Fórum, concluiu que o Programa Bolsa Família não…
Festival da Catraia celebra 46 anos de tradição e resistência em Alter do Chão

Festival da Catraia celebra 46 anos de tradição e…

A vila de Alter do Chão, em Santarém, recebe, em fevereiro, o Festival da Catraia, evento que comemora os 46 anos…