- 1 de outubro de 2025
EUA endurecem regras contra militares acima do peso; demissão está prevista
O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, assinou nesta terça-feira (30) um memorando que estabelece novos padrões de aptidão física para as Forças Armadas americanas. A ordem prevê medidas duras, incluindo a possibilidade de demissão de militares que não conseguirem emagrecer para atender aos critérios exigidos.
Ao lado do presidente Donald Trump, Hegseth discursou em uma base naval no estado da Virgínia diante de quase 800 líderes militares de alta patente. Durante o encontro, criticou abertamente os soldados que estão acima do peso e afirmou que a medida é necessária para “garantir a letalidade e a prontidão” da tropa.
O memorando determina que os militares ativos passem por dois testes de aptidão física ao ano. Já os integrantes da Guarda Nacional e da reserva terão de realizar pelo menos um exame anual. Além de testes físicos, será feita a medição da altura e da circunferência da cintura.
Em até 60 dias, o Pentágono deve divulgar o padrão aceitável de composição corporal, que entrará em vigor no próximo ano. Quem ultrapassar os limites estabelecidos será incluído em programas de “remediação” para tentar recuperar a forma. Caso não atinja os objetivos, o militar poderá ser punido com desligamento.
A responsabilidade também recairá sobre os comandantes: líderes de forças e batalhões podem ser punidos caso falhem em aplicar os novos padrões dentro de suas unidades.